O terceiro encontro do grupo de servidores aposentados e aposentadas do Ministério Público, promovido pelo SIMPE-RS em junho, reuniu mais de 20 participantes da capital e interior do estado em uma programação que combinou roda de conversa, oficina com profissionais especializadas em envelhecimento e a participação do procurador aposentado Cláudio Barros Silva, que falou sobre a defesa dos direitos de aposentadas e aposentados. O evento também definiu os próximos passos do trabalho com o grupo, que incluirá novas oficinas ainda em 2025.
A atividade contou com uma oficina conduzida por profissionais do Instituto Girassol, especializado na área de Gerontologia. A oficina teve como foco ouvir os participantes sobre suas vivências na aposentadoria — modos de vida, desafios enfrentados e perspectivas para essa etapa do ciclo de vida. A dinâmica incluiu também a exibição de um trecho de filme que dialoga com a temática proposta, estimulando reflexões e trocas entre o grupo.
Como encaminhamento do encontro, ficou definido que serão realizadas mais duas oficinas ainda em 2025, novamente com a participação do Instituto Girassol. O próximo encontro deve abordar o planejamento de vida na aposentadoria, com foco em estratégias para uma vivência ativa, saudável e com propósito.
O procurador aposentado Cláudio Barros Silva participou de almoço que ocorreu após a oficina, trazendo informações sobre as ações da AMP em defesa dos direitos de aposentadas, aposentados e pensionistas, além de destacar pautas comuns às lutas do SIMPE-RS, como a busca pelo pagamento do auxílio-nutrição.
Com a presença de colegas que vieram de longe, mais de 20 pessoas estiveram na atividade, que aconteceu na Casa Verso, mesmo local do segundo encontro. “A boa adesão e o envolvimento das e dos participantes reforçam a importância de seguir investindo na construção coletiva do Núcleo de Aposentados do sindicato”, reforça a diretora de saúde e condições de trabalho, Silvia Tejadas.
Ciclo de Encontros
O ciclo de encontros teve início em abril, com uma atividade dedicada à apresentação da proposta de atuação do sindicato voltada ao segmento, que incluía como um dos eixos principais a criação do Núcleo dos Aposentados. Já o segundo encontro foi marcado pela presença do Instituto Girassol, que apresentou sua metodologia e campos de atuação, além de promover uma roda de conversa sobre os direitos das pessoas aposentadas.
Com os encontros, o SIMPE-RS reafirma seu compromisso com uma atuação sindical que valoriza a experiência acumulada ao longo da vida funcional e promove o acolhimento e a participação ativa também na aposentadoria.