Notícias

SIMPE-RS pede que administração do MPRS forneça máscaras do tipo PFF2 para servidores

SIMPE-RS pede que administração do MPRS forneça máscaras do tipo PFF2 para servidores
O SIMPE-RS encaminhou ofício à administração do MPRS solicitando a distribuição de máscaras de proteção do tipo PFF2, equivalentes a N95. Países como Alemanha, Áustria e França passaram a recomendar as máscaras de uso profissional para a população em geral após a identificação de cepas mais transmissíveis do coronavírus.

PFF2 é um padrão, não uma máscara específica. Máscaras com esse padrão têm certificado do Inmetro e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A PPF é a sigla no Brasil referente à N95, que é o padrão americano.

Esse tipo de máscara, em geral, não precisa ser trocada a cada duas horas, dá para usar a PFF2 por um turno de trabalho (8h) ou mais, se a máscara não estiver úmida. Importante sempre checar se a máscara está úmida e trocar caso esteja. A iniciativa PFF Para Todos disponibiliza informações de como reutilizar as máscaras de forma segura: https://www.pffparatodos.com/d/reutilizar .

O sindicato requeriu a distribuição a distribuição de máscaras desse tipo para membros, servidores, estagiários e trabalhadores terceirizados. Elas possuem, de acordo com o Ministério da Saúde, eficiência mínima de 94% e 95% de filtragem, respectivamente.

O presidente do SIMPE-RS, Jodar Pedroso Prates, reforça a importância do fornecimento dos equipamentos de segurança e do trabalho remoto para prevenir a contaminação dos trabalhadores do MPRS: “A pandemia só se agrava, novas cepas mais agressivas surgindo requerem medidas protetivas mais rigorosas. Seguimos defendendo que o MP trabalhe integralmente em trabalho remoto, porém, acreditamos que o uso de máscaras mais eficientes é uma boa medida".