O projeto “Vivências e Convivências” é uma iniciativa da Ouvidoria em Saúde do SIMPE-RS e visa a reflexão sobre os fatores psicossociais no trabalho associados à saúde, bem como a promoção da saúde mental dos servidores do MP. O primeiro grupo será formado na Promotoria de Justiça Criminal de Porto Alegre.
A iniciativa consiste em encontros em grupo por local de trabalho ou comarca, onde os participantes poderão trocar experiências sobre a vivência laboral. O projeto prevê quatro encontros que envolvem a apresentação das pesquisas sobre saúde mental realizadas pelo CNMP e SIMPE-RS, a discussão sobre os principais fatores de risco psicossocial no trabalho, a abordagem de fatores de proteção específicos para o grupo e a discussão de propostas de reforço dos fatores protetivos e de minimização dos fatores de risco.
A equipe do sindicato, membros e chefias, participarão apenas do primeiro encontro. Os demais encontros ocorrerão sob sigilo junto à assessoria de saúde do SIMPE-RS.
Havendo interesse e autorização dos grupos, será possível também a realização de um quinto encontro, para apresentação dos resultados aos membros, chefias e sindicato.
PJ Criminal de Porto Alegre terá o primeiro grupo
O primeiro grupo do Vivências e Convivências será formado na Promotoria de Justiça Criminal de Porto Alegre.
O primeiro encontro ocorre no dia 13 de setembro, às 10 horas, no Auditório Marcelo Dario Muñoz Küfner, na sede do Ministério Público.
O encontro será aberto e não necessita de inscrição prévia. Para os demais encontros, a inscrição pode ser realizada em: https://sindicatomp.rs/inscricao-vivencias