O SIMPE-RS está lançando, nesta quarta-feira (03) a página da Ouvidoria em Saúde e Meio Ambiente do Trabalho no site do sindicato. Prevista para abril deste ano, a Ouvidoria em Saúde do SIMPE-RS teve o início de seu funcionamento adiantado para março, com o objetivo de contribuir nas ações do sindicato em relação à pandemia do novo coronavírus.
A vice-presidente do SIMPE-RS, Sandra Zembrzuski, destaca que “essa é uma iniciativa que visa reforçar a atuação da entidade no âmbito da saúde e bem-estar no ambiente de trabalho e proporcionar aos servidores do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul a segurança de que serão ouvidos, terão acolhimento, apoio e privacidade para buscar solução às demandas apresentadas”.
A Ouvidoria surge da necessidade de atendimento dos servidores do MPRS em demandas relativas à saúde, identificadas após a realização da pesquisa “Fatores Psicossociais no Trabalho e Saúde em Trabalhadores do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul”, em 2018. O estudo identificou que 44,4% dos respondentes passaram por situação de assédio moral e 44% sofreram violência psicológica no trabalho.
Na página da Ouvidoria, além de todas as informações sobre os objetivos e a atuação do setor, também é possível realizar o agendamento de atendimento. Durante a pandemia, a Ouvidoria em Saúde e Meio Ambiente do Trabalho disponibiliza o agendamento de acolhimento psicológico online com a psicóloga e assessora em saúde do SIMPE-RS, Silvia Generali da Costa. Também é possível agendar o atendimento da Ouvidoria : “Esse é um espaço para fazer uma reclamação, sugestão de atuação, denúncia ou relato de situação de adoecimento para que a ouvidoria oriente o servidor, diligencie e, verificada a necessidade, encaminhe à direção do sindicato para as providências de intervenção cabíveis” destaca Sandra.
Além dos agendamentos, a Ouvidoria tem um canal de contato por email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . A vice-presidente da entidade ainda salienta a importância desse espaço de escuta: “Esperamos que colegas confiem e procurem a Ouvidoria, que se sintam seguros e acolhidos com esse espaço, sabendo que serão ouvidos e atendidos com total sigilo”.