Notícias

Projeto Vivência e Convivências tem primeiro encontro com reflexão sobre saúde mental com colegas da PJ Criminal de Porto Alegre

Projeto Vivência e Convivências tem primeiro encontro com reflexão sobre saúde mental com colegas da PJ Criminal de Porto Alegre

O SIMPE-RS deu início, nesta terça-feira (13) ao projeto Vivências e Convivências. A iniciativa da Ouvidoria em Saúde do sindicato visa a reflexão sobre os fatores psicossociais no trabalho associados à saúde e a promoção da saúde mental dos servidores do MP. O primeiro grupo foi formado na Promotoria de Justiça Criminal de Porto Alegre e contou com a presença de diversos colegas na manhã de hoje.


O presidente do SIMPE-RS, Jodar Pedroso Prates, ressaltou a importância de espaços como o do projeto para falar sobre saúde mental: “Precisamos avançar e fazer um trabalho de ajuda aos colegas, porque ainda é um tabu dentro da instituição falar sobre esse tema”.


A vice-presidente da entidade, Sandra Zembrzuski, explicou que o grupo da PJ Criminal é um piloto e que o sindicato pretende levar o Vivências e Convivências para outras Promotorias no estado. Ela também agradeceu à Diretora da Promotoria de Justiça, Cláudia Regina Lenz Rosa, por compreender a importância da iniciativa e abrir as portas para o projeto.

Durante e após a apresentação das pesquisas, também houveram diversas intervenções de colegas, que puderam trocar vivências e experiências em relação ao tema da saúde mental e trabalho.


A colega Paloma de Oliveira elogiou a iniciativa: “Eu gostaria de agradecer a oportunidade que o sindicato nos proporcionou hoje, acho que é o primeiro de muitos passos para que a gente consiga evoluir para uma instituição saudável, onde a gente possa se sentir feliz, eficiente e pertencente ao Ministério Público”.


Próximos encontros


O projeto prevê quatro encontros que envolvem a apresentação das pesquisas sobre saúde mental realizadas pelo CNMP e SIMPE-RS, a discussão sobre os principais fatores de risco psicossocial no trabalho, a abordagem de fatores de proteção específicos para o grupo e a discussão de propostas de reforço dos fatores protetivos e de minimização dos fatores de risco.


A equipe do sindicato, membros e chefias, participaram apenas do primeiro encontro. Os demais encontros ocorrerão sob sigilo junto à assessoria de saúde do SIMPE-RS.


O encontro de hoje foi aberto e não necessitou de inscrição prévia. Para os demais encontros, a inscrição pode ser realizada em: https://sindicatomp.rs/inscricao-vivencias