
O presidente do SIMPE-RS, Jodar Pedroso Prates, participou da entrega do Troféu Oxé de Xangô – Sirmar Antunes, em homenagem aos griots ou griottes, que são guardiões da tradição do povo negro. Prates realizou a entrega do Prêmio ao homenageado na área do Direito.
Após um mês intenso de atividades, a premiação encerrou o Novembro Antirracista Unificado na quarta-feira (30). A cerimônia foi realizada na quadra da Escola Imperadores do Samba, em Porto Alegre.
O prêmio foi destinado a mulheres e homens negros com mais de 60 anos que têm ou tiveram atuação destacada em 12 segmentos: Artes Visuais, Atuação Política, Comunicação, Direito, Educação, Esportes, Liderança Comunitária, Literatura, Música, Religiosidade, Saúde e Sindical.
O Troféu Oxé de Xangô foi confeccionado pelo artista visual Pedro Salles. É a representação de um machado de dois gumes, símbolo de Xangô, considerado o deus da justiça, dos raios, dos trovões e do fogo, além de ser conhecido como protetor dos intelectuais. Xangô é o mestre da sabedoria, gerando o poder e atuação proativa na política e na justiça.
Fotos: Divulgação CPERS.