O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou, no início da noite de quinta-feira (14), a retirada de pauta da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3539. O julgamento virtual dos embargos da ação estava marcado para o dia 22 deste mês.
A retirada se deu após grande mobilização do SIMPE-RS, juntamente com o Sindicato dos Servidores da Defensoria Pública do RS (SINDPERS), o Sindicato dos Servidores da Justiça do RS (SINDJUS/RS), o Sindicato de Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas do Estado (CEAPE), a Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ), a Associação dos Servidores Efetivos do Poder Legislativo do Estado do Rio Grande do Sul (Asserlegis/RS) e a Associação dos Oficiais de Justiça do Rio Grande do Sul (ABOJERIS). As entidades atuaram buscando as administrações dos Poderes e órgãos autônomos e também parlamentares para pedir a atuação destes pela retirada de pauta da ação.
O coletivo ainda está buscando a retirada de pauta das ADIs 3538 e 3549, que tratam da reposição salarial de 2005 dos servidores do Poder Judiciário e do Poder Legislativo.