O SIMPE-RS enviou, nesta terça-feira (29), requerimento administrativo ao Procurador-Geral de Justiça, Fabiano Dallazen, solicitando a prorrogação do Regime de Expediente Excepcional, com a ampliação do retorno da força de trabalho somente em 2021. A entidade argumenta que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) prevê a preferência pelo atendimento virtual e também que a modalidade de trabalho remoto vem gerando economia para as instituições e órgãos da administração pública.
O sindicato ainda levou à administração os dados da consulta realizada em julho sobre os casos de covid-19 no Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). Na ocasião, foi realizada a seguinte pergunta aos servidores via SMS: “Você teve conhecimento sobre casos de covid-19 na sua lotação? Responda 1 para SIM ou 2 para NÃO”. O SIMPE-RS obteve 340 respostas correspondentes a 31 locais de trabalho distintos. A resposta foi positiva em 40 mensagens. A pesquisa não aferiu a quantidade de casos, mas soube-se com isso que, em julho, já havia, ao menos, 40 casos na instituição.
A prorrogação do Regime de Expediente Excepcional para preservar o máximo possível as servidoras e os servidores do MPRS, sem prejuízo à população. A pandemia ainda está longe do fim no estado, que está com todas as regiões em bandeira laranja, onde o risco de infecção é considerável. Além disso, somente na última semana, foram registrados mais de 4 mil novos casos, como mostram os dados da Secretaria Estadual de Saúde.