O SIMPE-RS enviou um ofício à Caixa Econômica Federal solicitando a suspensão temporária das parcelas de empréstimos consignados para a categoria. O pedido é justificado pela situação de calamidade pública enfrentada no estado desde maio, que resultou em significativas perdas patrimoniais, incluindo a destruição de residências.
O sindicato informa no ofício que mais de uma centena de trabalhadores do Ministério Público foram diretamente afetados pelas inundações, incorrendo em despesas adicionais para a recuperação de suas propriedades, compra de novos móveis e eletrodomésticos, e suporte alimentar para si e suas famílias. A entidade argumenta que a suspensão do pagamento das parcelas dos empréstimos consignados por 180 dias ajudará a aliviar as dificuldades financeiras enfrentadas pelos servidores.
O documento destaca, ainda, que outras instituições financeiras, como Banrisul e Banco do Brasil, já implementaram a suspensão dos consignados para seus clientes. Além disso, servidores municipais de Porto Alegre também foram beneficiados com a suspensão automática dos créditos consignados pela Caixa Econômica Federal, sem a cobrança de juros.
Atualmente, a Administração do Ministério Público está em tratativas com a Caixa e aguarda um posicionamento da instituição financeira sobre o pedido. O SIMPE-RS reforça que a suspensão solicitada deve ser automática e sem a cobrança de juros adicionais durante o período de paralisação dos pagamentos.