O SIMPE-RS se reuniu, na segunda-feira (28), com a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Angela Salton Rotunno, em seu gabinete na sede em Porto Alegre. Na ocasião, a direção do sindicato apresentou a preocupação da categoria com o julgamento dos embargos de declaração da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3539, que iniciou na última sexta-feira (25) com o voto do ministro relator, Ricardo Lewandowski, inadmitindo os embargos. O julgamento segue até a próxima quinta-feira (01).
A direção sustentou a necessidade de reafirmação da posição institucional de que a lei que estabelece o Plano de Carreira, sancionada em setembro do ano passado, afasta qualquer possibilidade de prejuízo para a categoria. Após a reunião, a direção do SIMPE-RS avaliou que a conversa foi fundamental, tendo em vista a mudança de alguns nomes na gestão após a discussão do PCCS.
A Subprocuradora-Geral reafirmou a posição de manter todos os acordos estabelecidos pela gestão anterior e informou que irá pautar a nossa preocupação na reunião da Administração. Até o fechamento desta matéria, o julgamento estava em 3 votos a zero, com os ministros Marco Aurélio e Carmen Lúcia seguindo o posicionamento do relator.