A pesquisa “Fatores Psicossociais no Trabalho e Saúde em trabalhadores do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul” realizada pelo SIMPE-RS, em 2018, em parceria com a UFRGS e a UNISINOS serviu de referência para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A equipe de pesquisadores que realizou o estudo "Bem-Viver - Saúde Mental no Ministério Público" foi selecionada graças à indicação do sindicato em reunião com a conselheira Sandra Krieger e demais integrantes da Comissão da Saúde do CNMP.
O contrato firmado com a UFRGS destaca que “a análise específica da qualidade e do alcance de pesquisa assemelhada realizada para o Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Rio Grande do Sul - SIMPE/RS, indica ser esta a contratação que atende imediatamente ao interesse público em questão”.
Em outubro do ano passado, o SIMPE-RS e a FENAMP propuseram a reunião com a Comissão de Saúde para apresentar o estudo realizado no Rio Grande do Sul e apresentar a equipe que desenvolveu a pesquisa no estado. Na ocasião, a conselheira Sandra Krieger se mostrou satisfeita com a realização da pesquisa por uma instituição de ensino e deu seguimento às tratativas com a equipe integrada pelas professoras Silvia Generali da Costa, Jaqueline Tittoni, Janine Monteiro e pelo professor Renato Colomby.