Notícias

Mural de 65 metros de altura na sede do DAER teve apoio do SIMPE-RS

Mural de 65 metros de altura na sede do DAER teve apoio do SIMPE-RS

Foi inaugurado, na última segunda-feira (10), o painel artístico no prédio sede do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE-RS). Iniciada em novembro de 2021, a intervenção foi um presente dos muralistas de renome internacional Mona Caron e Mauro Neri e contou com o apoio do SIMPE-RS e diversas entidades do estado.


O Projeto de Incentivo à Arte Urbana tem o objetivo de estimular a arte urbana local através de murais em prédios da cidade. Os artistas responsáveis pelo mural, além de presentear a cidade com a intervenção na sede do DAER e da PGE, também compartilharam seu conhecimento com jovens artistas da arte urbana local através de oficinas.


O desenho, que tem 975m², destaca uma planta nativa da Região Sul, a Justiça gendarussa, conhecida como quebra-demanda. Foi escolhida pelos artistas por ser considerada um vegetal de superação, de resiliência e até resistência, utilizado por religiões de matriz africana.


Na pintura, a planta cresce entre os braços de uma figura feminina, dando uma ideia de balança ou de um gesto de cuidado. Os artistas afirmam que "querem criar uma imagem que funcione como uma invocação, como um talismã para atrair, evocar, manifestar, explicitar mais justiça, mais cuidado entre todos os humanos e elevar a ideia de uma maior sensibilidade pela natureza".


Os artistas


Mona Caron é uma artista suíça, residente em São Francisco e internacionalmente ativa, com foco em pinturas murais de grande escala em espaços públicos.


Ela tem sido convidada a realizar encomendas de arte pública para prefeituras de cidades nos EUA, Europa, Ásia e América do Sul, e é contratada também por instituições culturais, escritórios de arquitetura e incorporadoras. Mona também faz obras pro bono em comunidades populares, em contextos de ajuda a sensibilização a problemas vigentes ou para dar apoio a iniciativas locais.


Veracidade, como é conhecido, Mauro Neri, com origem na periferia de São Paulo, é educador, artista plástico, co-responsável pelo movimentos Imargem, Cartograffiti e Infograffiti: projetos multidisciplinares de arte e educomunicação sobre meio ambiente e direito à cidade.


Formado em licenciatura em Artes Visuais, frequentou a Academia de Belas Artes na Itália. Expõe nas ruas e instituições no Brasil e no mundo. Age a partir das margens, produz na paisagem imagens de gente, de casas e escritas com a palavra “ver” em percursos de acessos para além das fronteiras.


Mona e Mauro têm colaborado em múltiplos projetos em vários países na Europa, EUA e Brasil nos últimos 2 anos, inclusive na realização de um duplo-mural de grande escala nos dois lados de um prédio em São Paulo em 2020.