No último sábado (03), milhares de pessoas voltaram a tomar as ruas de Porto Alegre em protesto contra o governo Bolsonaro, contra a reforma administrativa e por vacina para todos e auxílio emergencial digno. Segundo os organizadores, mais de 50 mil pessoas estiveram no ato na Capital e pelo menos 26 cidades gaúchas registraram atos durante o dia.
De acordo com levantamento das frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, o Dia Nacional de Luta #3J reuniu mais de 800 mil pessoas em 312 cidades no Brasil e 35 no exterior. Esta foi a terceira onda de manifestações contra o Governo Federal e a maior delas, as primeiras, ocorridas nos dias 29 de maio e 19 de junho, haviam reunido 500 e 750 mil pessoas, respectivamente.
O SIMPE-RS também esteve presente no Dia Nacional de Luta, representado pelos diretores da entidade que estiveram presentes no ato em Porto Alegre. "Foi um grande ato em que a reforma administrativa destacou-se entre as pautas. É cada vez mais necessário que os servidores manifestem sua contrariedade a mais esse ataque ao serviço público. Queremos vacina no braço, comida na mesa, principalmente para os pobres e um serviço público valorizado", destacou o presidente do SIMPE-RS, Jodar Pedroso Prates, sobre a participação da entidade.
Um novo dia de manifestações deve ser agendado ainda para este mês, mas a data ainda não foi confirmada pelos organizadores.