Notícias

Manifestação em Porto Alegre marca enfrentamento à Reforma Administrativa no Dia da Servidora e do Servidor Público

Manifestação em Porto Alegre marca enfrentamento à Reforma Administrativa no Dia da Servidora e do Servidor Público
A Frente dos Servidores do Rio Grande do Sul, coletivo integrado pelo SIMPE-RS, realizou, na tarde de quarta-feira (28), um ato unificado das três esferas do funcionalismo público do estado. A manifestação, que ocorreu no Dia da Servidora e do Servidor Público, contou com a participação de cerca de 200 pessoas e teve como principal pauta o enfrentamento à Reforma Administrativa (PEC 32/2020) e à PEC Emergencial. Com essas duas medidas, o governo Bolsonaro pretende reduzir os vencimentos dos atuais servidores e acabar com a estabilidade no serviço público, além de ampliar a previsão de contratações sem concurso público.

A atividade teve início às 14h no Paço Municipal, no Centro de Porto Alegre. Participaram da manifestação e fizeram falas para dialogar com a população que passava pelo local representantes das 20 entidades que compõem a Frente. Em sua fala, o presidente do SIMPE-RS, Jodar Pedroso Prates, alertou para os riscos da PEC 32/2020: “A Reforma Administrativa vai nos trazer de volta o tempo do compadrio político, do coronelismo, da corrupção explícita e escancarada. Nós temos que nos conscientizar de que esta reforma vai, sim, nos atingir. Não podemos relaxar, temos a obrigação de conversar com os nossos colegas servidores, porque, se essa reforma passar, vai ser o fim do mínimo do Estado de Bem-Estar Social que nós conquistamos com a Constituição de 1988”.

Mais cedo, a reforma também foi discutida pela Frente em coletiva à imprensa local. Na entrevista, as entidades denunciaram o caráter destrutivo da Reforma Administrativa, que pretende acabar com os serviços públicos prestados à população. Na avaliação de Prates, o dia de lutas foi positivo para o debate acerca das medidas do governo federal: “Dadas as circunstâncias da pandemia, podemos considerar que foi um ótimo ato. Foi um ato em que a Frente de Servidores Públicos deu um importante recado para a sociedade. Não aceitaremos essa reforma que não serve a ninguém".

Participaram da manifestação: SIMPE-RS, CPERS, CUT, SITRAJUFE/RS, AFOCEFE SINDICATO, ASSERLEGIS, ASSUFRGS, SINTERGS, SINDJUS/RS, SINDISERF/RS, SENERGISUL, SINDSERF/RS, SINDIÁGUA, ASPGE/RS, AMAPERGS, INTERSINDICAL, ASSIBGE, SEMAPI, SINDPERS E ANDES/UFRGS.