A Frente dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (FSP/RS), da qual o SIMPE-RS faz parte, promoveu, na manhã desta quinta-feira (10) uma manifestação contra a PEC do Teto de Gastos estadual e a Reforma Administrativa Federal. O protesto ocorreu em frente ao Palácio Piratini, no Centro de Porto Alegre, e reuniu representantes de diferentes categorias do funcionalismo gaúcho.
A Frente conta com cerca de 20 entidades, que estão na linha de frente do combate aos ataques que os governos estadual e federal vêm promovendo contra os serviços públicos e servidores. Os cerca de 150 manifestantes levaram faixas e cartazes contra o Teto de Gastos e a Reforma Administrativa e que afirmavam que Bolsonaro e Eduardo Leite, juntos, querem destruir os serviços públicos no país e no estado.
Ainda se juntou à manifestação dos servidores um grupo organizado de esposas de apenados. Elas protestavam contra a retirada da população carcerária da lista de prioridades para a vacinação contra a covid-19. O grupo havia sido incluído no quarto lote de vacinação em razão da superlotação dos presídios brasileiros e impossibilidade de distanciamento social nesses espaços.
O ato da FSP/RS permaneceu em frente ao Piratini, apenas as esposas de apenados saíram em caminhada após concentração no Palácio. O diretor do SIMPE-RS, Paulo Krug, avalia que o ato foi positivo, apesar de não conseguir reunir um grande número de manifestantes em razão da pandemia. Ele relatou que o ato foi tranquilo, mas os participantes fizeram duras críticas às propostas dos governos Leite e Bolsonaro.