O SIMPE-RS realizou, na terça-feira (02), um levantamento por SMS acerca dos casos de covid-19 nas Promotorias de Justiça do estado. Os retornos apontam para dezenas de casos registrados entre funcionários do MPRS na última semana. O sindicato irá oficiar a administração pedindo o fechamento das Promotorias onde foram relatados casos recentes de infecção pelo novo coronavírus.
O Rio Grande do Sul vive seu pior momento desde o início da pandemia e o país registrou novo recorde de mortes pela doença em um único dia, foram 1.726 óbitos nas últimas 24 horas. Só no estado foram 185 óbitos e 6.215 novos casos registrados. Neste momento, a taxa de ocupação de leitos está em 101%. Todas as regiões do estado entraram em bandeira preta do Modelo de Distanciamento Controlado nesta semana. A sinalização indica que a região encontra-se com baixa capacidade do sistema de saúde e alta propagação do vírus.
O SMS enviado para a categoria questionava se tinham conhecimento de casos confirmados de covid-19 na sua sede ou unidade nos últimos 7 dias. Colegas de 53 localidades diferentes disseram que houve registro da doença no seu local de trabalho na última semana. Ao todo, foram relatados ao menos 70 casos diferentes.
Também foi relatado em diversos casos que pessoas doentes tiveram contato com os colegas dentro do Ministério Público. Os casos que chegaram ao conhecimento do SIMPE-RS atingem os diferentes grupos de trabalhadores dentro das sedes: servidores, membros, estagiários e terceirizados.
O sindicato irá oficiar a administração superior e os diretores das unidades onde foram relatados casos de covid-19 solicitando o fechamento das mesmas. “Esse levantamento demonstra o quanto estamos expostos. Em novembro passado, a SubAdm nos informou que houve 116 casos notificados no MP, entre membros, servidores e estagiários e um número não sabido entre terceirizados. Agora, só na semana passada, foram registrados casos em 53 locais. É extremamente necessário que os diretores priorizem o trabalho remoto e que os colegas das Promotorias participem desse processo de convencimento”, apela o presidente do SIMPE-RS, Jodar Pedroso Prates.
Um mapa preparado pelo SIMPE-RS mostra a realidade apresentada pelo levantamento.
Confira o mapa clicando aqui .