A Frente dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (FSP/RS), da qual o SIMPE-RS faz parte, divulgou um vídeo de resposta às declarações do governador Eduardo Leite (PSDB) sobre o funcionalismo público. O governador defendeu que o Congresso encaminhe medidas que possibilitem a redução de vencimentos dos servidores. Ele ainda defendeu que “não é justo que haja duas categorias de povo” e que uma categoria seja “blindada” aos efeitos da crise.
Quem conhece a realidade dos servidores públicos no estado sabe que, se existe uma categoria com privilégios e “blindada” aos efeitos da pandemia do novo coronavírus, certamente, essa categoria não é dos servidores públicos. Há anos, muitos sofrem com o parcelamento dos salários e com a necessidade de contrair empréstimos para quitar suas obrigações financeiras mensais. Somando-se a isso, durante a pandemia já viram seus salários serem congelados até 2021 e sofrem constantes ataques enquanto estão na linha de frente de todos os serviços do Estado prestados à população.
Por isso a FSP/RS decidiu lançar um vídeo onde os próprios servidores expõem a sua realidade. Até o domingo (12), o vídeo já havia tido mais de 1.500 visualizações. “O governador já não nos atacou o suficiente? Chega a ser ofensivo nos chamar de categoria blindada. Blindado é ele que se permite reduzir 30% do salário sem perder nenhuma regalia.", responde a Frente ao governador.
Confira o vídeo: