O SIMPE-RS realizou, na manhã desta sexta-feira (23), uma ampla reunião com os colegas das Promotorias de Justiça das Regiões Sul, Campanha, Central, Metropolitana e Litoral para tratar da Eleição Paralela para Procurador-Geral de Justiça (PGJ). Na ocasião, a diretoria do sindicato realizou uma avaliação acerca das reuniões com os candidatos e destacou a importância da participação da categoria em todas as etapas do processo eleitoral.
O presidente do SIMPE-RS, Jodar Pedroso Prates, ressaltou que a eleição paralela deste ano é histórica, já que é a primeira vez que todos os candidatos se reuniram com o sindicato e irão participar das entrevistas ao vivo. Por isso, ele lembrou que é importante que o processo tenha a participação dos servidores do MPRS em todas as etapas: “Mais do que o resultado da eleição o processo em si contribui muito para o empoderamento da categoria, seja quem for o candidato escolhido pelo governador”, avalia o dirigente. O calendário de entrevistas inicia na segunda-feira (26), às 19h, com o candidato Márcio Schlee.
Na reunião desta manhã, a direção também fez a avaliação da conjuntura da eleição deste ano e colocou algumas percepções sobre as quatro candidaturas, a partir do que foi apresentado nas reuniões com as chapas. O secretário-geral do sindicato, Alberto Ledur, destacou que um dos principais pontos levados aos candidatos foi o da revisão do Plano de Carreira. Na avaliação de Ledur, as candidaturas demonstraram abertura para este debate, já que a conjuntura de negociação do projeto era bastante diversa à atual.
A categoria também foi bastante participativa no encontro, expondo suas percepções sobre as chapas. Os participantes também demonstraram preocupação em chamar a atenção dos colegas para a importância de participarem do processo de eleição paralela.