Notícias

Dia do Professor: SIMPE-RS participa de manifestação do CPERS contra reabertura das escolas

Dia do Professor: SIMPE-RS participa de manifestação do CPERS contra reabertura das escolas
O SIMPE-RS participa, nesta quinta-feira (15), às 11h, de manifestação promovida pelo CPERS em homenagem ao Dia do Professor e contra o retorno das aulas presenciais no estado. O ponto de encontro será o Palácio Piratini. Na tarde de quarta-feira (14), o governador Eduardo Leite (PSDB) confirmou o calendário de retorno às atividades presenciais nas escolas. A decisão foi classificada como “prematura e irresponsável” pelo sindicato dos professores.

O CPERS denuncia que a imensa maioria das escolas sequer recebeu os EPIs prometidos pelo governo e que faltam profissionais, faltam recursos financeiros, falta estrutura e organização para a retomada presencial. Além disso, eles argumentam que em outros estado, como São Paulo, foi anunciada a realização de testes em massa antes da reabertura das escolas. Hipótese que não foi discutida no Rio Grande do Sul.

“É vergonhoso assistir o governador exibindo o artigo da Constituição sobre o direito à educação para justificar a retomada. O seu governo acaba de fechar seiscentas (600) turmas de EJA, efetivamente negando este direito a dezenas de milhares de jovens e adultos. Desde que assumiu o Piratini, sua única política para a área é a da tesoura: cortar, enxugar, excluir. Ademais, se respeitasse a Constituição Estadual, honraria a promessa de campanha e faria o mínimo: pagar em dia quem educa”, declarou o CPERS em nota.

A entidade convoca a todos para se manifestarem em todos os espaços possíveis, “pressionando vereadores e prefeitos, eleitos ou candidatos, em defesa da vida”. A representação dos professores também pede que os pais resistam e não levem seus filhos para as escolas: “não assinem o termo de responsabilidade exigido pelo governo, não troquem um futuro possível por uma ilusão de normalidade. Não carreguem esta culpa para o resto da vida”.