Em resposta à calamidade pública decorrente das chuvas intensas que atingiram o Rio Grande do Sul nos meses de abril e maio de 2024, a Caixa Econômica Federal anunciou a suspensão dos descontos consignados em folha de pagamento para membros e servidores do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS). A medida, fruto de um Termo de Compromisso firmado entre as instituições, entrará em vigor a partir da folha de agosto de 2024 e terá validade por quatro meses, abrangendo o período de agosto a novembro de 2024.
Durante esse período, as parcelas dos empréstimos consignados contraídos pelos servidores junto a Caixa não serão debitadas em folha, sendo reprogramadas para o final do contrato. Importante destacar que não haverá alteração no número ou valor das parcelas, nem acréscimo de juros, correção monetária ou quaisquer outros encargos.
Para os colegas que desejarem manter o pagamento regular das parcelas, será possível cancelar a suspensão mediante solicitação à CEF, seja para quitação via boleto ou para amortização do contrato. Nesse caso, o atendimento pode ser realizado pelo telefone 0800 104 01104 ou em qualquer agência da Caixa.