O SIMPE-RS participou, nesta quarta-feira (29), da Marcha Nacional contra a Reforma Administrativa, em Brasília. Pelo sindicato, estiveram presentes o presidente, Jodar Pedroso Prates; e o diretor institucional, Alberto Ledur, que integraram uma comitiva dos servidores dos Ministérios Públicos estaduais com mais de 40 representantes. O ato reuniu mais de 20 mil servidores públicos de todo o país, que seguiram até o Congresso Nacional para protestar contra a PEC 38/2025, em tramitação na Câmara dos Deputados, considerada um grave ataque aos direitos do funcionalismo e aos serviços públicos.
As entidades nacionais FENAMP e ANSEMP convocaram um plantão concentrado na capital federal, que contou com representantes de mais de 15 estados — RS, SC, SP, RJ, ES, BA, PE, PB, RN, RO, CE, MA, PA, AP, GO e MS. Durante a semana, a comitiva também participou de agendas no Congresso e no CNMP, reforçando o diálogo com parlamentares e conselheiros sobre temas de interesse da categoria.
O presidente do SIMPE-RS e diretor de Comunicação da ANSEMP, Jodar Pedroso Prates, reforçou o papel do sindicato na mobilização da categoria.
“É fundamental essa representação dos servidores do Rio Grande do Sul. Estamos unidos com colegas de todo o país para mostrar que a PEC 38 representa um retrocesso para a carreira, para o serviço público e para a sociedade”, disse Prates.

Para o diretor institucional do SIMPE-RS e coordenador de Assuntos Parlamentares da FENAMP, Alberto Ledur, a mobilização em Brasília foi uma demonstração de unidade e resistência.
“A PEC 38 é um grande retrocesso. Ela desmonta a estrutura do serviço público, precariza vínculos e abre espaço para o clientelismo. A presença massiva dos servidores aqui em Brasília mostra que não aceitaremos retrocessos e que seguiremos firmes na defesa de um Estado que sirva à população, e não a interesses políticos”, afirmou Ledur.
Os servidores podem reforçar a mobilização enviando mensagens aos deputados do seu estado através do disparador das entidades nacionais (reformanao.fenamp.org.br) ou votando “discordo totalmente” na consulta pública sobre a PEC 38, disponível em fena.mp/discordototalmente.
O SIMPE-RS, junto da FENAMP e da ANSEMP, reafirma que a luta contra a PEC 38/2025 continua, com mobilizações permanentes e pressão sobre o Congresso Nacional.