Destaques

Em reunião com Administração Superior, servidores de Passo Fundo cobram respostas para pautas da categoria

Em reunião com Administração Superior, servidores de Passo Fundo cobram respostas para pautas da categoria

Os colegas da Promotoria de Justiça de Passo Fundo reuniram-se, na quinta-feira (25), com a Administração Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul. Participaram do encontro o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Heriberto Roos Maciel, além de outros integrantes da Administração Superior. Na ocasião, eles entregaram uma carta aberta ao PGJ e reforçaram que a valorização da carreira não pode seguir sendo postergada.

A atividade integrou o projeto institucional de escuta promovido pela Administração Superior. Para os servidores, no entanto, o espaço de diálogo também foi uma oportunidade para expressar, de forma direta e respeitosa, o sentimento da categoria diante da ausência de avanços concretos em pautas históricas.

Durante a reunião, os colegas puderam se manifestar e entregaram uma carta aberta ao PGJ. No documento, destacaram o respeito institucional e reconheceram a importância da iniciativa de aproximação, mas fizeram um alerta sobre o desgaste acumulado pela categoria.

“Não se trata de impaciência, mas de cansaço”, afirmaram os servidores na carta. O texto aponta que esse sentimento é resultado de um quadro prolongado de ausência de encaminhamentos efetivos em temas estruturais, como a morosidade no avanço do plano de carreira, a falta de perspectivas quanto à indenização de férias não usufruídas e a falta de regulamentação e de remuneração adequada dos plantões realizados pelos servidores.

A carta também ressalta que a manifestação não se dirige contra os membros da instituição nem contra direitos assegurados a eles. O ponto central é a disparidade de tratamento entre demandas já reconhecidas para membros e reivindicações igualmente legítimas dos servidores, que seguem sem solução.

Para o SIMPE-RS, a manifestação dos servidores de Passo Fundo traduz um sentimento que tem sido relatado em diferentes locais de trabalho: a categoria valoriza os espaços de escuta, mas espera que o diálogo se transforme em decisões e encaminhamentos concretos.

O presidente do sindicato, Jodar Pedroso Prates, reforça que a valorização dos servidores do MPRS é condição fundamental para o fortalecimento da própria instituição: “São os servidores e servidoras que sustentam, diariamente, grande parte da atividade administrativa e finalística do Ministério Público, garantindo o atendimento à população e o funcionamento das Promotorias em todo o Estado”.

Ao final da carta, os servidores reafirmaram o compromisso com a missão institucional do Ministério Público, mas destacaram que a valorização da carreira não pode continuar sendo adiada, sob pena de agravamento de um cenário já marcado pelo desgaste.

Confira na íntegra:

CARTA ABERTA DOS SERVIDORES DA PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE PASSO FUNDO AO PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA

Excelentíssimo Senhor
Procurador-Geral de Justiça,

Os servidores da Promotoria de Justiça de Passo Fundo vêm, por meio desta, manifestar seu respeito institucional e registrar agradecimento pela oportunidade de diálogo proporcionada na reunião realizada na presente data.

Trata-se de iniciativa que, pelo seu caráter de proximidade e escuta direta, assume contornos inéditos na história desta Instituição, sendo recebida com reconhecimento — mas também com expectativa — pelos servidores que, diariamente, sustentam, com dedicação e compromisso, a atuação do Ministério Público junto à sociedade.

Nesse contexto, e de forma extremamente respeitosa, entendemos ser importante compartilhar o sentimento que hoje permeia a categoria: não se trata de impaciência, mas de cansaço.

Cansaço que não é recente, tampouco pontual, mas resultante de um quadro prolongado de ausência de avanços concretos em pautas estruturais reiteradamente apresentadas: a morosidade no avanço do plano de carreira; a não implementação de medidas como a indenização de férias não usufruídas; a falta de regulamentação e de adequada remuneração dos plantões realizados pelos servidores; além de outras demandas históricas que permanecem sem solução efetiva.

É importante ressaltar que tal manifestação não se dirige contra os membros da Instituição, tampouco em relação às vantagens que lhes são asseguradas — como retroativos ou a própria compra de férias. Ao revés, reconhece-se a legitimidade de tais direitos. Contudo, não se pode ignorar a disparidade de tratamento, na medida em que reivindicações igualmente legítimas dos servidores seguem sem encaminhamento resolutivo.

O sentimento que ora se externaliza, portanto, é de exaustão diante da ausência de respostas efetivas — e não de precipitação ou impaciência.

Ainda assim, permanece a disposição institucional e a confiança na atual gestão. Os servidores apostam na sensibilidade e na capacidade de condução de Vossa Excelência, mas compreendem que o momento exige mais do que a abertura ao diálogo: exige definições e encaminhamentos concretos.

Reafirmamos, por fim, o compromisso dos servidores da Promotoria de Justiça de Passo Fundo com a missão institucional do Ministério Público. Entretanto, é igualmente necessário afirmar que a valorização da carreira dos servidores não pode seguir sendo postergada, sob pena de agravamento de um cenário já marcado pelo desgaste.

Respeitosamente,

Servidores da Promotoria de Justiça de Passo Fundo