O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) se prepara para a eleição de seu novo Procurador-Geral de Justiça. Três nomes foram oficialmente registrados como candidatos para a lista tríplice: Alexandre Saltz, Lisandra Demari e Luciano Vaccaro
A eleição, que definirá quem irá chefiar o MPRS, será realizada de forma eletrônica, estabelecendo a ordem da lista tríplice. A votação se dará entre os dias 15 e 17 de maio.
Após eleição, a lista será encaminhada para escolha do governador Eduardo Leite (PSDB), que terá 15 dias para escolher entre os três candidatos.
Servidores irão organizar pleito paralelo
Apesar de não figurarem no colégio eleitoral, desde 2009, o sindicato da categoria organiza a votação entre os servidores. Nesta edição, foram incorporados ao pleito os aposentados da instituição.
O sindicato reforça a importância da participação de todos os servidores neste processo democrático, que definirá o futuro do MPRS. O processo também dá visibilidade para a tramitação da PEC 147/2015, que tramita na Câmara dos Deputados com o objetivo de formalizar a participação dos servidores no pleito oficialmente.
Cronograma das Eleições
Votação dos servidores do MPRS: 9 a 14 de maio (pleito organizado pelo sindicato)
Votação dos membros do MPRS: 15 a 17 de maio