Notícias

Servidores se unem em defesa da revisão salarial e do IPE Saúde

Servidores se unem em defesa da revisão salarial e do IPE Saúde

Na manhã da última quinta-feira (24), o SIMPE-RS, representado pelo diretor Paulo Krug, marcou presença na reunião da Frente dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (FSP/RS). O ponto central da discussão foi a organização de um grande ato unificado, agendado para o dia 16 de maio.

A mobilização tem como principais bandeiras a reivindicação da revisão geral anual de 12,14% e o protesto contra o desmonte do IPE Saúde. As diferentes categorias irão se reunir em frente à sede do IPE, localizada na Avenida Borges de Medeiros, 1945, em Porto Alegre. A mobilização, com concentração marcada para às 9h, seguirá em caminhada até o Palácio Piratini.

A crescente defasagem salarial, acumulada ao longo de mais de uma década de perdas inflacionárias, é o principal motor desta mobilização. De acordo com estudo elaborado pelo Dieese, o índice de 12,14% representa apenas parte das perdas inflacionárias acumuladas desde 2014, que somam 70,24% conforme dados do INPC/IBGE. A reposição reivindicada também está dentro dos parâmetros da Lei de Responsabilidade Fiscal, segundo informações do próprio governo estadual.

Desde 2014, as categorias do serviço público estadual receberam apenas uma revisão geral, de 6%, aplicada em 2022. Nesse período, o poder de compra dos servidores foi drasticamente corroído.

A FSP/RS enfatiza que o ato do dia 16 de maio será um momento crucial para pressionar o governo Eduardo Leite (PSDB) a adotar uma política de valorização do serviço público e de respeito aos direitos dos servidores. A expectativa é de uma ampla participação de trabalhadores de todas as categorias do funcionalismo, ativos e aposentados, unidos na defesa de condições de trabalho dignas e de um IPE Saúde público, eficiente e acessível a todos.

Foto: Thayse Ribeiro / CPERS Sindicato