Notícias

Manifesto campanha "ValorizaMP: Transformando hoje o nosso futuro"

Manifesto campanha "ValorizaMP: Transformando hoje o nosso futuro"

No dia em que chegamos aos cem dias da nova gestão, 14 de setembro, foi anunciado o lançamento da campanha “ValorizaMP: Transformando hoje o nosso futuro”. Entendemos que é chegada a hora de colocar as questões de interesse da categoria para entrar definitivamente na pauta da Administração Superior.


Precisamos, urgentemente, discutir a implantação da jornada de 7h, construir uma carreira que seja efetiva e um ambiente saudável para trabalhar.


Sobre a Jornada de Trabalho, entendemos que precisamos acompanhar as demais instituições do Sistema de Justiça do RS, com implantação de novo horário a partir de janeiro.


Em relação à Saúde no MP, estamos ultimando um conjunto de iniciativas e propostas para pautar no Comitê Gestor do ProSaúde. Também estamos atentos à implantação da Política Nacional de Saúde Mental, que se tornou resolução do CNMP.


Em relação ao Plano de Carreira, iremos realizar uma agenda de reuniões por cargos e setores para trabalhar em uma proposta de revisão do plano levando em conta uma série de elementos:


 ▪️ Quando fechamos a negociação, em 2019, estávamos pressionados pelas Adins;

▪️ Após a negociação do plano, tivemos a reforma administrativa do governo Leite, que acabou os adicionais por tempo de serviço, retirando grande parte do crescimento vegetativo da folha;

▪️ TJ e DPE negociaram planos de carreira mais modernos após a aprovação do nosso;

▪️ O TJ também estará em processo de rediscussão da carreira;

▪️ A redução dos vencimentos iniciais, imposta pela Administração passada, revela-se um erro a cada desistência de nomeação dos aprovados e com o alto índice de saída de servidores do atual concurso.


Precisamos avançar em questões específicas dos cargos, demandas novas e antigas que precisam ter um tratamento correto. É imperativo reconhecer o tempo em que não tivemos promoções e adotar uma carreira atrativa.


Nós temos uma nova gestão no MP, que se diferencia das dos últimos anos pela disposição ao diálogo e sinalizações de avanço e, por isso, entendemos que há espaço para essa discussão a partir de agora.


Conclamamos toda a categoria a se engajar nesse debate e participar da construção do nosso futuro.