A Diretoria Executiva do SIMPE-RS marcou presença no Encontro Nacional dos Servidores do MP de 2023. O evento aconteceu em Brasília entre os dias 26 e 28 e também teve participação dos delegados e observadores através do Google Meet.
Nos dois primeiros dias aconteceram a Plenária da FENAMP e a Assembleia Geral da ANSEMP , que definiram o plano de lutas das entidades e a proposição de novas ações judiciais, sobretudo questionando o excesso de comissionados nos estados.
Na segunda-feira (27), também foram realizadas duas mesas de debate. A mesa “A conjuntura política e o mundo do trabalho” teve a participação da deputada federal Erika Kokay e do dirigente da CSP-Conlutas Paulo Barela. Já a segunda mesa discutiu “As atuais e futuras relações de trabalho no MP e demais instituições de poder” e contou com a palestra da professora da Universidade Federal do Acre Luci Praun.
No dia 28, terça-feira, o presidente do SIMPE-RS, Jodar Pedroso Prates; a vice-presidente, Sandra Zembrzuski; e o diretor institucional, Alberto Ledur; que estavam em Brasília, participaram de uma série de atividades políticas.
No início da manhã, os dirigentes estiveram no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para a realização de um a to pela aprovação da resolução de saúde mental proposta pela Comissão de Saúde.
Logo em seguida, o diretor Alberto Ledur, que é coordenador Legislativo da FENAMP, participou da mesa de lançamento da Agenda Legislativa da FENAMP e da ANSEMP na Câmara dos Deputados.
Já durante a tarde, os dirigentes realizaram a entrega da petição promovida pelas entidades nacionais pela revisão da tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Jodar e Sandra participaram do protocolo do abaixo-assinado no Ministério do Planejamento e Ledur esteve na Secretaria-Geral da Presidência da República para entregar as mais de 36 mil assinaturas.