Publicado provimento que regulamenta a Gratificação por Atividade de Nível Superior

Últimas Notícias

Foi publicado, nesta quarta-feira (05), o Provimento nº 3/2025-PGJ, que regulamenta a Gratificação por Atividade de Nível Superior (GANS), conforme alteração promovida pela Lei Estadual nº 16.233/2024, que foi aprovada no final do ano passado, após intensas negociações entre o SIMPE-RS e a Administração Superior do MPRS. 

A GANS valoriza a formação acadêmica dos servidores do Ministério Público, qualificando as atividades desenvolvidas em áreas que demandam graduação de nível superior. A Gratificação também é uma reparação aos Assistentes de Promotoria, que já desempenham essas atividades há anos. 

Quem pode receber

De acordo com o provimento, poderão receber a GANS os servidores detentores dos cargos de Assistente de Promotoria de Justiça, Assistente de Procuradoria de Justiça, Técnicos do Ministério Público, além dos detentores de cargos em extinção, desde que tenham graduação em qualquer área do conhecimento e sejam designados para desempenhar atividades correlatas à sua formação acadêmica, além das atribuições próprias do cargo de origem.

Principais pontos do provimento:

A regulamentação da GANS é uma conquista significativa para os servidores do Ministério Público, pois reconhece a qualificação profissional para o aprimoramento das atividades da instituição e valoriza a categoria.

Confira o provimento aqui.