Servidores promovem ato histórico em frente ao Ministério Público e retomam diálogo com a administração da instituição sobre pauta de reivindicações

Últimas Notícias
Servidores promovem ato histórico em frente ao Ministério Público e retomam diálogo com a administração da instituição sobre pauta de reivindicações

Em uma manifestação bastante representativa, os servidores e servidoras do Ministério Público fizeram deste dia 27 de maio um marco da luta pela valorização da categoria. O ato em frente à sede da instituição, em Porto Alegre, reuniu cerca de 200 servidores de diferentes Promotorias de Justiça de Norte a Sul do estado e também de Porto Alegre. Graças à mobilização, o procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles, recebeu o sindicato para conversar sobre a pauta de reivindicações da categoria.


Do carro de som posicionado em frente às emblemáticas torres do Ministério Público, o presidente do SIMPE-RS, Jodar Pedroso Prates, saudou o esforço dos colegas presentes mesmo com a chuva e destacou a busca pela retomada do diálogo com a administração da instituição: “Nós somos um quadro de servidores qualificados, merecemos um tratamento mais respeitoso, mais digno, merecemos valorização. Nós queremos o diálogo, queremos construir soluções para as nossas demandas. Nosso objetivo aqui é a retomada do diálogo e a abertura de uma mesa de negociação sobre as nossas pautas”.

O diretor institucional do sindicato e coordenador executivo da FENAMP, Alberto Ledur, pontuou que os servidores estavam ali em busca de respostas para demandas já conhecidas pela administração, como em relação às remoções e promoções: “Essas medidas são simples, são concretas e são as medidas que nós esperamos da administração. Estamos aqui prontos para discutir, para construir um entendimento, para avançar nos temas da categoria, nos remuneratórios e nos administrativos. Esse é o alerta que os servidores fazem aqui para a administração do MP. Por isso os servidores estão aqui, por diálogo e por respeito por quem veste a camiseta da instituição”.


A diretora de assuntos culturais e esportivos do SIMPE, Nadia Latosinski, levantou o tema da saúde mental dos servidores e da necessidade de reconhecimento da categoria como parte do Ministério Público: “A gente quer espaço, quer ser ouvido. A gente não quer só o tapinha nas costas... Estamos cansados de não ter o diálogo. O que pedimos aqui é somente o nosso espaço, não queremos mais do que merecemos. Se nós somos dois terços da força de trabalho, nós fazemos parte disso aqui sim”.

A atividade também contou com a participação de dirigentes de entidades parceiras. Os coordenadores do Sindicato dos Servidores da Justiça do RS (SINDJUS/RS) Fabiano Zalazar e Osvaldir Rodrigues da Silva registraram seu apoio à manifestação e às demandas dos servidores do MP. A coordenadora-presidenta do Sindicato dos Servidores da Procuradoria-Geral do Estado do RS (SINDISPGE/RS), Sabrina Fernandes, também saudou a mobilização de hoje e manifestou o apoio da entidade. Os dirigentes do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Amazonas, Marlon Bernardo, e do Sindicato dos Servidores da Defensoria Pública do RS, Thomas Vieira, também enviaram mensagens de apoio à luta dos servidores do MPRS.


Para o presidente do SIMPE-RS, a atividade cumpriu o seu papel: “Este foi um ato histórico para a nossa categoria. Colegas de todos os cantos do estado estiveram presentes para mostrar que a nossa categoria está insatisfeita e precisa ser ouvida. Também cumprimos o nosso objetivo de retomar o diálogo com a administração e esperamos que possamos avançar nas nossas pautas a partir disso”, avaliou o dirigente.

Reunião com o Procurador-Geral

Por volta das 14h30 chegou a notícia de que representantes do sindicato seriam recebidos pelo procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles. A categoria comemorou a notícia, que foi anunciada pelo presidente do sindicato no carro de som: “Isso só está acontecendo porque vocês estão aqui hoje”, comemorou Prates.


Às 15 horas, o presidente e a vice, Sandra Zembrzuski, ingressaram na sede do Ministério Público para o encontro com o PGJ. Além de Dornelles, também estavam na reunião a subprocuradora-geral de Justiça para assuntos jurídicos, Angela Salton Rotunno, o subprocurador-geral de Justiça para assuntos administrativos, Benhur Biancon Junior, e a promotora-assessora Luciana Cano Casarotto.

O sindicato entregou um ofício ao procurador-geral onde expôs a pauta de reivindicações dos servidores e pediu a abertura de mesa de negociação sobre as demandas. Além de explicarem alguns dos pedidos, os dirigentes do sindicato também ressaltaram a importância do diálogo com a categoria e da abertura de espaço para os servidores nas comissões que tratam de assuntos que afetam este setor.


O procurador-geral se comprometeu a estudar as pautas que estavam no ofício e a entregar uma resposta formal à categoria. Uma nova reunião deve ser agendada com o sindicato para que a administração faça essa entrega.


Confira fotos do Dia da Virada:

Fotos: Ramiro Sanchez