SIMPE-RS pede adesão do MPRS ao REPAC Consignados do Banrisul

Últimas Notícias
SIMPE-RS pede adesão do MPRS ao REPAC Consignados do Banrisul
O SIMPE-RS enviou ofício, nesta quinta-feira (14), solicitando ao Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Fabiano Dallazen, a adesão do MPRS ao convênio REPAC (Renegociação de parcelas adimplentes de operações de crédito) Consignados. O pedido tem o objetivo de que a nova linha de crédito consignado seja disponibilizada para os servidores com a mesma taxa de juros da operação original, mesmo prazo remanescente para pagamento e com 90 dias de carência para o primeiro pagamento.

Recentemente, o Banrisul divulgou que as operações referentes à suspensão dos empréstimos consignados seriam estendidas a todos os servidores públicos estaduais. Ocorre que diversos colegas servidores têm nos procurado para informar que os gerentes de suas agências afirmaram que tal convênio deverá ser firmado pela sua Instituição de origem para viabilizar a pretendida suspensão.

Mesmo entendendo que o modelo oferecido ainda não é o ideal, o sindicato entende que tem a vantagem de apresentar melhores condições do que o refinanciamento dos consignados pelo padrão normal. O SIMPE-RS pede a consideração do PJG de que a renegociação é uma necessidade neste período de pandemia de covid-19, muitos servidores tiveram seus custos aumentados e ainda podem estar ajudando os seus familiares que foram demitidos ou que tiveram redução na sua remuneração.