Roteiro Virtual: Em reunião com colegas de Três de Maio e Rodeio Bonito, direção alerta para perigo da Reforma Administrativa

Últimas Notícias
Roteiro Virtual: Em reunião com colegas de Três de Maio e Rodeio Bonito, direção alerta para perigo da Reforma Administrativa
O SIMPE-RS realizou, na manhã desta quarta-feira (16), nova reunião do Roteiro Virtual da direção pelas Promotorias de Justiça do interior do estado. Na reunião de hoje, a conversa foi com os colegas das sedes de Três de Maio e Rodeio Bonito, que puderam falar sobre a situação de trabalho nas sedes e esclarecer dúvidas sobre os plantões, Plano de Carreira e organização do trabalho durante a pandemia. O momento também foi de discussão sobre as próximas pautas da categoria e o enfrentamento à Reforma Administrativa.

O presidente do SIMPE-RS, Jodar Pedroso Prates, utilizou o espaço para agradecer a presença dos colegas e falou sobre o projeto do Roteiro Virtual: “Esta é uma iniciativa para ficarmos mais próximos dos colegas, para informar sobre as atividades do sindicato e também ouví-los sobre o que está acontecendo nas sedes”. Ele lembrou que, em 2019, a direção já havia realizado um roteiro presencial, que passou por mais de 60 Promotorias de Justiça.

Prates também falou sobre a conquista do Plano de Carreira da categoria, mas alertou para situações nacionais que ameaçam não apenas os servidores do Ministério Público, mas o funcionalismo público em geral. É caso da Lei Complementar 173/2020, que congela as despesas com pessoal até dezembro de 2021 e que posterga alguns ganhos previstos no Plano de Carreira, como o aumento de 1,5%, a equiparação do auxílio-refeição ao dos membros e a abertura de concurso de promoção.

Outro ponto preocupante exposto pelo dirigente é a Reforma Administrativa enviada pelo governo Bolsonaro ao Congresso Nacional no início do mês. “Essa reforma vai nos atingir. O governo e a imprensa estão com o discurso de que não será para os atuais servidores, mas a redação da PEC já prevê mudanças na vida dos atuais servidores e existe também um movimento parlamentar para propor emendas nesse sentido”, alertou Prates.

A reunião também serviu para esclarecer os colegas presentes sobre os serviços e convênios oferecidos pelo sindicato e sobre a campanha de filiação . O diretor financeiro da entidade, Glayco de Bem Almeida, falou sobre os convênios e sobre a importância da filiação para fortalecer as lutas da categoria: “No início, quando tínhamos 200 filiados, o peso era muito diferente de chegar hoje com mais de 600 servidores representados”, lembrou. Além da importância da filiação, os diretores destacaram também a importância de a categoria estar mobilizada e atender aos chamados do sindicato para o enfrentamento à Reforma Administrativa.