Nota: Nem um passo atrás na prevenção ao coronavírus no RS

Últimas Notícias
Nota: Nem um passo atrás na prevenção ao coronavírus no RS
O SIMPE-RS vem a público expressar a sua preocupação em relação ao controle da pandemia de COVID-19 no Estado do Rio Grande do Sul, diante das mais recentes movimentações do governo estadual. Alinhado à orientação do governo federal que, sob o comando de Jair Bolsonaro vem minimizando os riscos do avanço da doença no país e promovendo campanhas contrárias às medidas de prevenção ao coronavírus, o governador Eduardo Leite publicou, na sexta-feira (27), um decreto afrouxando medidas que haviam sido determinadas anteriormente. O decreto permitiu a reabertura de templos religiosos, casas lotéricas e serviços bancários.

No final de semana, setores despreocupados com a saúde da população promoveram carreatas pelo fim das medidas de distanciamento social. Além disso, organizados em um grupo autodenominado Fórum de Combate ao Colapso Social e Econômico do Rio Grande do Sul, empresários de diferentes setores estão atuando, juntamente com parlamentares, para pressionar o governo do estado a levantar os decretos que preveem medidas de isolamento social e fechamento de empresas como prevenção ao avanço da pandemia no Rio Grande do Sul.

Nós do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Rio Grande do Sul entendemos que as atuais medidas que estão sendo tomadas estão de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e vêm demonstrando ser as mais eficazes na contenção dessa doença, que já causou mais de uma centena de mortes no Brasil e milhares pelo mundo. O governo do Estado precisa manter sua atuação forte e irredutível contra a doença, priorizando o que há de mais importante, que é a vida. Seguiremos vigilantes e não apoiaremos nem um passo atrás!