Frente dos Servidores Públicos convoca manifestação contra medida que prevê 10 anos de congelamento de investimentos estaduais

Últimas Notícias
Frente dos Servidores Públicos convoca manifestação contra medida que prevê 10 anos de congelamento de investimentos estaduais
A Frente dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (FSP/RS), coletivo integrado pelo SIMPE-RS, se reuniu, na tarde desta sexta-feira (04), para articular o enfrentamento das entidades sindicais do estado à Proposta de Emenda Constitucional Estadual (PEC) 289/2020 . A medida foi apresentada pelo governador Eduardo Leite (PSDB) na tarde de ontem, e prevê que, pelos próximos 10 anos, o aumento dos investimentos públicos fique limitado à inflação acumulada do ano anterior, além de promover alterações no repasse do duodécimo para os órgãos autônomos. Uma manifestação na próxima quinta-feira (10) foi marcada para dar largada ao enfrentamento à PEC por parte dos servidores do estado.

A FSP/RS ainda está analisando a proposta do governo e deliberou pela criação de uma Comissão Técnica para estudar de forma mais aprofundada a PEC. No entanto, a análise preliminar do texto já indica que, se aprovada, a legislação acarretará em graves perdas para os servidores públicos e para a população. Para iniciar o enfrentamento à PEC do governo estadual, a Frente convocou uma manifestação para a próxima quinta-feira (10), às 10h, em frente ao Palácio Piratini.

O presidente do SIMPE-RS, Jodar Pedroso Prates, participou da reunião desta tarde e adianta que a FSP está preparando uma série de ações para combater a proposta do governo estadual: “É mais uma medida, alinhada com a política de precarização do serviço público gestada no governo Bolsonaro e uma cópia da EC 95, do governo Temer, com graves consequências para a sociedade. A Frente dos Servidores Públicos está preparando um material esclarecendo à população sobre os efeitos dessa PEC se aprovada e apresentando propostas viáveis para o Estado arrecadar mais”. AFSP irá realizar panfletaços e buscará, ainda, a convocação de uma audiência pública na Assembleia Legislativa para discutir o tema com a sociedade e o Parlamento gaúcho.