A representação da União dos Trabalhadores do Sistema de Justiça - SINDJUS, SIMPE, SINDPERS, ASJ e ABOJERIS - percorreu os gabinetes da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (05), apresentando estudos sobre a realidade financeira do Estado e a possibilidade de revisão em patamares superiores ao apresentado no projeto do Executivo.
A comitiva visitou os gabinetes dos deputados eputados Edegar Pretto, Pepe Vargas, Jeferson Fernandes, Mainardi, Zé Nunes e Sofia Cavedon, do PT; Dr. Thiago, Eric Lins, Kelly Moraes e Classmann, do União Brasil; Sergio Turra, Ernani Polo, Frederico Antunes, do Progressistas; Pedro Pereira, Maroni e Neri, do PSDB; Beto Fantinel, do MDB, Franciane Bayer e TCel Zucco, do Republicanos.
Unidade de ação com o Bloco da Segurança
Também foram estabelecidos contatos com as representações classistas do chamado Bloco da Segurança Pública. Uma reunião para alinhamento de ações irá ocorrer na próxima quinta-feira (08).
O governador, Ranolfo Vieira Júnior, irá se reunir com as entidades da segurança nesta quarta-feira (06), no final da tarde, no Centro Administrativo do Estado.
Audiência Pública
A partir desta quinta-feira, poderá ser votado requerimento de audiência pública para tratar da questão salarial, na Comissão de Segurança e Serviços Públicos (CSSP). O pedido é da Dep. Juliana Brizola (PDT) e conta com o apoio de outros integrantes da CSSP;.
Emenda parlamentar
A deputada Luciana Genro (PSOL) apresentou emendas ao Projeto de Lei de Revisão Geral Anual - PL 52/2022.
São três emendas:
Emenda 1: Majoração do índice de Reposição para 56,29%, parceladas em três vezes, sendo uma de 10,06% e duas de 19,16%.
Emenda 2: Majoração do índice de Reposição para 10,06%, retroativos a janeiro de 2022.
Emenda 4: Proibição de absorção de parcelas autônomas dos valores referentes a aplicação dos percentuais da Revisão Geral.
Avaliação do SIMPE
A avaliação do sindicato sobre as ações após o protocolo do projeto de lei de Revisão Geral é de que há espaço para ampliação do percentual do projeto. As conversas com deputados da base e da oposição estão apontando para este caminho. O desenrolar das ações nos próximos dias poderão ser decisivos.
O que é o PL52/2022
O PL 52/2022 ingressou na Assembleia Legislativa na quinta feira, 31/03, e estabelece a revisão geral anual de vencimentos de todos os servidores, de todos os órgãos e poderes do Estado indistintamente. É prevista no art. 37 da constituição. O índice previsto no projeto é de 1% retroativo a janeiro deste ano e outros 5%, a partir de 1º de abril deste ano. O projeto tramita em regime de urgência, e tranca a pauta do Plenário a partir do dia 3 de maio.
Foto da capa: Emanuel Dall'Bello/Sindjus