Eleições MPRS 2023

Últimas Notícias
Eleições MPRS 2023

Estamos iniciando, nesta segunda-feira (03), as Eleições MPRS 2023. O processo irá definir a chefia do Ministério Público do Rio Grande do Sul para o biênio 2023/2025.


Desde 2009, realizamos eleições entre os servidores do MPRS para escolha do Procurador-Geral de Justiça. Até 2021, vínhamos chamando nosso processo de Eleições Paralelas. A partir de agora, vamos tratar as votações dos membros e dos servidores como um único evento: as Eleições MPRS 2023.


Isso porque, assim como o processo realizado pelos membros se trata da formação de uma lista tríplice de onde o governador do Estado fará sua indicação, também o resultado da eleição promovida entre os servidores será entregue ao chefe do Executivo para subsidiar sua escolha.


Entendemos que a instituição é formada por membros e servidores, e uma escolha democrática não pode excluir nenhum desses públicos. Por isso, vamos realizar a eleição entre os servidores de 15 a 17 de maio.


Para este ano, preparamos um robusto calendário eleitoral a fim de propiciar um debate qualificado sobre os rumos da instituição.


Assim que se encerrarem as inscrições de chapas, iniciaremos nossas reuniões com os candidatos para apresentar o Caderno de Propostas de 2023.


No dia 06 de abril, faremos o pré-lançamento da revista MP em Debate durante o Bate-Pronto. A publicação discute uma série de temas estruturantes, como orçamento, jornada de trabalho e, sobretudo, saúde mental. O lançamento oficial será no dia 25 de abril, na Assembleia Legislativa.


Também na ALRS, no dia 13 de abril, vamos ocupar a Tribuna Popular para levar os temas prioritários desta eleição ao Parlamento Gaúcho.


Nossas já tradicionais lives com os candidatos ocorrerão de 24 a 28 de abril.


A eleição entre os membros ocorre de 18 a 20 de maio, logo após a dos servidores. A oficialização dos resultados e entrega ao governador Eduardo Leite deve ocorrer entre os dias 22 e 26 de maio.


Este é um importante momento para a nossa instituição e esperamos contribuir com a qualificação do debate e a democratização do processo de escolha do Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul.