Eleição SIMPE-RS: Conheça a chapa que concorre na eleição deste ano e as propostas para o triênio 21/24

Últimas Notícias
Eleição SIMPE-RS: Conheça a chapa que concorre na eleição deste ano e as propostas para o triênio 21/24
A eleição para a Direção Executiva e Conselho Fiscal do SIMPE-RS no triênio 2021/2024 acontece na próxima quinta-feira (14), das 7h às 19h. A chapa única que concorre neste ano é formada majoritariamente por integrantes da atual gestão e vem com a proposta de lutar por novas conquistas para os servidores e servidoras do MPRS.

Conheça a seguir os integrantes e as propostas da chapa.

Apresentação

Colegas,

O mandato que ora termina foi um verdadeiro desafio para todos os integrantes da Direção do SIMPE-RS.

Enfrentamos, como tem sido a tônica dos últimos governos, ataques ao serviço público e, não raras vezes, fomos chamados de “privilegiados” por setores da sociedade.

Assumimos em outubro de 2018 em evento simples e rápido, dentro da Assembleia Legislativa, em meio à luta pela aprovação do projeto de lei que nos concedia 5,58% de reposição salarial e, tão logo terminada a cerimônia, voltamos aos gabinetes para tentarmos a sua aprovação.

Para quem acredita em sinais, esse realmente deu o tom do que viria pela frente.

Em 2019, realizamos a maior eleição paralela para Procurador-Geral de Justiça, momento em que conseguimos fazer com que nos tornássemos visíveis e a pauta do PCCS fosse objeto de discussão no período eleitoral.

Visitamos dezenas de Promotorias de Justiça, algumas nunca visitadas pelo Sindicato, conversamos com centenas de colegas, nos apresentando, dirimindo suas dúvidas e mobilizando a categoria em busca do tão desejado PCCS.

Filiamos, nesse período, mais de 100 colegas, tornando o Sindicato ainda mais representativo e, definitivamente, mais respeitado.

Conquistamos com muita mobilização a abertura da mesa de negociação do plano de carreira.

Realizamos as maiores Assembleias Gerais da nossa história como categoria durante a negociação do PCCS, conduzindo os servidores do MPRS de forma realista e consciente, resultando na proposta final, aprovada por mais de 90% dos votantes, construída pela nossa obsessão por transparência e comunicação e aliada à maturidade da categoria, que compreendeu o momento que vivíamos.

Com diálogo firme e franco com a Administração Superior, superamos essa etapa histórica e deixamos, mesmo durante uma pandemia mundial e em meio a uma maré de retiradas de direitos, de ser os únicos do país sem um plano de carreira.

Graças a essa postura e a muita articulação, conquistamos o direito de convertermos férias e licenças-prêmio em pecúnia, trazendo alívio financeiro aos colegas.

Entramos 2020 ocupando a Praça da Matriz, enfrentando, com todo o funcionalismo público gaúcho, os pacotes reformistas da Constituição Estadual e Estatuto dos servidores públicos civis.

Mudamos a nossa assessoria jurídica e de imprensa para aprimorarmos nossa intervenção na defesa dos interesses dos colegas e nos tornarmos mais presentes na vida de todos.

A pandemia nos trouxe desafios nunca antes enfrentados pela humanidade. O sofrimento psíquico de diversos colegas nos obrigou a criarmos a Ouvidoria em Saúde, que realizou inúmeros atendimentos. A proteção à vida e à saúde foi uma constante. Só em 2020, foram mais de 30 ofícios tratando da pandemia enviados para a Administração Superior, Diretores de Promotorias de Justiça, Tribunal de Justiça, Prefeituras e órgãos de fiscalização. Também ingressamos com ações judiciais e realizamos reuniões com a Administração Superior visando reduzir a manipulação dos processos físicos e o trabalho presencial.

Agora, em 2021, realizamos a mais qualificada e participativa das eleições paralelas, quando a categoria, de forma inédita, teve a oportunidade de interagir com todos os candidatos à PGJ, num grande momento institucional, proporcionado pelo sindicato.

Conquistamos o auxílio-saúde, realidade de muitos anos em quase todos os outros estados da Federação.

E, neste momento, estamos dando nossa contribuição para a derrota da Reforma Administrativa, com muita ação junto às nossas Federação e Associação Nacionais e à Frente de Servidores Públicos aqui no Estado e em Brasília.

Com todos esses desafios, seguimos aumentando nosso quadro de filiados.

Se a proposta da gestão anterior era a de propiciar “Um Novo Tempo”, com Plano de Carreira, Sindicato mais presente na vida dos servidores e preocupação com o bem estar físico e mental de todos, propomos, a partir de agora, iniciar um período de “NOVAS CONQUISTAS”.

Vencida a barreira da concretização do Plano de Carreira, já miramos o seu aperfeiçoamento.

A equiparação do auxílio-refeição, compromisso da gestão do MPRS, é o objetivo número um de 2022.

Lutaremos para que todos os servidores sejam promovidos.

Buscar a recomposição salarial será uma bandeira da Direção no triênio que se inicia.

Já apresentamos proposta sobre a política de remoções e seguiremos na busca por critérios transparentes em relação ao tema.

Iniciamos o debate sobre saúde mental e assédio moral e sexual e agora é hora de cobrarmos ações concretas por parte da Administração Superior do MPRS.

Fortaleceremos ainda mais o Sindicato, filiando cada vez mais e proporcionando convênios e diversas outras vantagens. Para tanto, retomaremos nossos roteiros de visitas, para que conheçamos a realidade de todas as unidades do MPRS.

A comunicação por meios diversos e com qualidade é premissa básica para nossa organização e conquista de resultados e seguirá em seu melhoramento.

Investir na formação da consciência de classe será um objetivo dessa direção, por meio da realização de lives, cursos, seminários e plenárias. O futuro passa pela renovação das nossas lideranças. Uma categoria unida e consciente é mais respeitada e valorizada.

A reformulação do nosso estatuto segue sendo uma meta, para adequarmos nosso sindicato às novas práticas sindicais.

Seguiremos atuantes junto às nossas entidades nacionais, para organizar a categoria em todo o território nacional e defender os interesses de todos os servidores dos Ministérios Públicos Estaduais.

Seguiremos buscando o diálogo propositivo, porém, sem abandonar a luta e a mobilização da categoria em busca da valorização e respeito.

Contamos com o respaldo da categoria.

Nada é impossível de mudar.

NOVAS LUTAS, NOVAS CONQUISTAS!

Nominata

Jodar Pedroso Prates - Presidente


Meu nome é Jodar Pedroso Prates e sou Oficial do MP desde 1997. Atuei nas Promotorias de Justiça de Passo Fundo e Infância e Juventude-articulação, em Porto Alegre. Sempre pautei minha vida na instituição pelo exercício do coleguismo e defesa do respeito e valorização dos servidores. Acredito que o Sindicato deva praticar esses princípios, além de ajudar a sociedade em geral a se tornar mais justa e igualitária. No meu primeiro mandato, enfrentei desafios gigantescos e sigo com vontade de contribuir para que os servidores do MPRS tenham novas conquistas.


Sandra dos Santos Zembrzuski - Vice-Presidente


Eu sou a Sandra Zembrzuski, assessora jurídica no MP desde agosto de 2004. No último período, minha atuação no sindicato foi pautada pela preocupação com a saúde mental e combate ao assédio no ambiente de trabalho. Promovemos uma pesquisa sobre o tema, ainda em 2018, que foi referência para um estudo nacional do CNMP, e que identificou um preocupante cenário onde focamos nossa atenção. Em 2020, estive à frente da implementação da Ouvidoria em Saúde e Meio Ambiente do Trabalho, para acolher as demandas dos nossos colegas em um dos momentos mais difíceis que já enfrentamos em nossa vida laboral. Para os próximos três anos, seguiremos na luta por nossos direitos e novas conquistas.

Gisele Vieira Vilarino - Secretária-Geral


Sou assessora jurídica e ingressei no MPRS em janeiro de 2001, sendo lotada na 2ª Promotoria de Justiça Especializada de Santa Maria, onde permaneci até outoubto de 2019, quando passei a exercer minhas funções na PJEC de Porto Alegre.


Tenho a certeza de que somente um sindicato representativo é capaz de lutar de forma eficaz. Acredito no movimento sindical como forma de resistência à diminuição do Estado, e, também, de luta por nossos direitos.

Devemos ser responsáveis por nossas demandas; não podemos esperar por bondades do Estado - que, na atual composição, é atuante no enfraquecimento e precarização das nossas condições de trabalho.


Somente com o fortalecimento do Sindicato e a participação ativa de todos os servidores, poderemos resistir aos sucessivos ataques ao serviço público, bem como avançar na concretização de novas conquistas.

Glayco De Bem Almeida - Diretor de Gestão Financeira e Patrimonial


Fazer parte da equipe de diretores do SIMPE-RS sempre foi uma honra.

Nosso crescimento é uma realidade e, com a certeza do caminho acertado que fizemos até aqui, é que renovamos nosso espírito para o próximo período. Viva o SIMPE-RS! 

Paulo Rommel Krug - Diretor de Gestão Financeira e Patrimonial Adjunto


Sou Paulo Rommel Krug, Oficial do MP, e concorro ao cargo de Diretor de Gestão Financeira e Patrimonial Adjunto. Espero, nestes próximos três anos, cumprir com determinação e responsabilidade as obrigações que o cargo exige. Quero continuar nessa luta e conto com a confiança de todos os colegas servidores.

A persistência e a luta diária no trabalho são o caminho certo para a vitória e para o sucesso individual e coletivo.

Daniel Sant’Anna Bittencourt - Diretor Sindical


Sou Daniel Sant Anna, agente administrativo, lotado na Promotoria de Justiça de Torres, onde atuo desde a minha nomeação em 2006. Integrante da chapa Um Novo Tempo (Gestão 2018-2021), atuei como Diretor Institucional onde destaco o aprendizado que tive e o prazer de poder trabalhar ao lado de incansáveis companheiros na equipe diretiva.


Lembro os grandes desafios que a categoria teve que enfrentar, notadamente em relação aos ataques do Governo Estadual e Federal no tocante a perda de direitos e constantes alterações legislativas para enfraquecer as entidades sindicais e as diversas categorias de servidores públicos, culminando recentemente, na batalha para derrubar a PEC 32 (Reforma Administrativa).


A conquista do PCCS foi um batalha memorável para recente história dos servidores do MPRS e, a partir do julgamento das Adins, o PCCS será nossa válvula de escape para tentar recuperar em parte os direitos que nos foram surrupiados através da Reforma Administrativa do Governo Leite.


Nesta Gestão (2021-2023), com a equipe Diretiva “Novas Conquistas”, estarei responsável pela pasta de Direção Sindical. Mais do que nunca, será necessário ampliar as mobilizações intersindicais com fim de buscar unidade e coesão para os futuros enfrentamentos e oxalá num momento próximo possamos não apenas lutar para minimizar danos, mas poder recolocar o orgulho e a satisfação nos rostos de todos os colegas, tão massacrados nestes últimos 8 anos de arrocho salarial e menosprezo de maus governantes e administradores.

Marconi Froehlich - Diretor de Formação Sindical


Participo há muitos anos das jornadas de lutas da classe e da categoria, desde as singelas mobilizações de 1 hora de parada até a busca de votos nos escaninhos e corredores da Assembléia Legislativa, sempre com o companheirismo que rege a fraternidade sindical.


A direção sindical é uma das funções mais importantes na defesa da classe trabalhadora, cumprindo a árdua tarefa de enfrentar a despolitização e a competitividade estimuladas pelas administrações ferinas que se sucedem em ataques a nossos direitos, e temos de ser a tropa que “segura as pontas” nesse momento de resistência e superação.


Os obstáculos são ainda maiores quando se trata da formação política da base, bombardeada por fortes campanhas contrárias.


A comunicação de qualidade é ferramenta essencial para a conquista de resultados. A adequação do nosso sindicato às novas práticas sindicais exige seguirmos cada vez mais atuantes e, para organizar a categoria a defender nossos cada vez mais atacados interesses, imprescindível a luta e a mobilização de todos. Para realizar essa tarefa com eficácia, organizaremos uma nova Secretaria, que conquistará qualificação no diálogo interno, investindo na formação da consciência de todos os colegas, realizando o futuro pela união, motivando lideranças novas na categoria, emitindo necessários conteúdos estrategicamente formulados, politicamente embasados e esteticamente envolventes!


Formação política e comunicação sindical andam juntas, e será meta destas novas conquistas que queremos para todos Servidores do Ministério Público.

Cleide dos Santos Rocho - Diretora de Saúde e Condições de Trabalho


Sou Cleide dos Santos Rocho, assessora jurídica do Ministério Público desde 2005, atualmente lotada na 18ª Promotoria Criminal de Porto Alegre. Acompanho há anos a trajetória do SIMPE-RS na defesa dos servidores desta instituição, sentindo-me representada pela autuação técnica e aguerrida do sindicato. Recebi com carinho o convite para integrar a Chapa Novas Conquista, na diretoria de Saúde e Condições do Trabalho, em um momento bastante delicado da história mundial.


Além dos desafios enfrentados em razão da pandemia que exigiram inúmeras adaptações no ambiente de trabalho e na forma de prestação das atividades laborais, é preciso estar atento às consequências do isolamento social, da possibilidade de flexibilização da jornada, do trabalho sob demanda na qualidade de vida e, por consequência, na saúde dos servidores públicos. Outra questão importante é qualificar as condições ergonômicas das estações de trabalho e orientar as adaptações dos espaços de trabalho em Home Office.


Por fim, revela-se imperioso levantar as principais causas de afastamento do trabalho por moléstia relacionada ao labor. e estabelecer estratégias de prevenção do adoecimento dos servidores.

Alberto Freire Ledur - Diretor Institucional


Pudemos acompanhar, ao longo dos últimos anos, o crescimento consistente do SIMPE-RS como entidade representativa dos servidores do Ministério Público. Este crescimento decorre de um trabalho abnegado que soma forças e se oxigena com a chegada de novas lideranças da categoria.


Foi com este trabalho que superamos todas as dificuldades dos últimos anos, construímos a aprovação do plano de carreira, do auxílio-saúde e da venda de licenças-prêmio. Também com este trabalho, cumprimos o papel de sermos resistência à retirada de direitos nas áreas administrativa e previdenciária, e na superação dos riscos que as Adins representavam nos contracheques dos servidores.


Há muito por fazer e, para isso, aposto na construção da chapa Novas Conquistas e que este coletivo que se formou tem as melhores condições de dar um salto no processo de organização da nossa categoria.

Nadia Latosinski do Amaral - Diretora de Assuntos Esportivos e Culturais


Meu nome é Nadia e sou assessora na Promotoria de Tramandaí. Minha ideia de atuação dentro da Diretoria de Assuntos Esportivos e Culturais é buscar, através de atividades e eventos lúdicos, integrar ainda mais os colegas, tornando-nos mais próximos, buscando contribuir para nossa identidade enquanto grupo social e, assim, ampliando a participação dos colegas nas lutas e pautas da nossa categoria.