Eleição Paralela para PGJ: Márcio Schlee é o mais votado entre servidores do MPRS

Últimas Notícias
Eleição Paralela para PGJ: Márcio Schlee é o mais votado entre servidores do MPRS
A votação da Eleição Paralela para Procurador-Geral de Justiça (PGJ), realizada pelo SIMPE-RS entre os servidores do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), foi encerrada às 15h desta sexta-feira (14). Ao todo, foram 598 votantes, que escolheram o promotor de Justiça Márcio Schlee Gomes como o 1° colocado da lista tríplice paralela. O resultado foi divulgado em primeira mão no programa Esfera Pública, da rádio Guaíba.

Márcio Schlee teve 83,94% dos votos (502 votos) e é seguido na lista tríplice dos servidores por Sérgio Harris, que teve 37,79% dos votos (226 votos), e Alexandre Saltz, que ficou em terceiro lugar com 18,72% (112 votos). O candidato Marcelo Dornelles, que já foi Procurador-Geral de Justiça, obteve 9,69% (58 votos) dos votos e não entrou na lista tríplice indicada na votação da categoria. A votação ainda teve 26 votos brancos e nulos.

Schlee tem preferência entre servidores

Márcio Schlee é graduado pela UFPEL, especialista em Direito Constitucional pela FMP/RS e Mestre em Ciências Jurídico-Criminais pela Universidade de Lisboa. Foi membro-auxiliar do CNMP para a Estratégia Nacional de Segurança Pública. Foi Coordenador do Núcleo da AMPRS e integrante do Conselho de Gestão Compartilhada do MPRS. Idealizador do Projeto “Em defesa da vida” e da “Semana Nacional do Tribunal do Júri”.

Também compõem a chapa: Maria Ignez Franco Santos, candidata a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos; Heriberto Roos Maciel, candidato a Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos; Roberta Brenner de Moraes, candidata a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais; e Anelise Haertel Grehs, candidata a Subprocuradora-Geral de Justiça de Gestão Estratégica.

Em sua entrevista ao SIMPE-RS, no dia 26 de abril, o então candidato defendeu o diálogo sobre questões-chave para os servidores, como o combate ao assédio moral e a revisão do Plano de Carreira. Eu sei das condições da aprovação do Plano de Carreira, foi um avanço, é importante, mas muitas questões deveriam ter sido observadas nesse avanço. Então, estou totalmente aberto a essa discussão, com a responsabilidade de construir o caminho orçamentário adequado”, pontuou Schlee na entrevista.

Entrega ao governador

Com o encerramento da votação, o SIMPE-RS está buscando a confirmação de agenda para levar o resultado da Eleição Paralela ao governo do Estado. A votação entre os membros encerra no sábado (15) e a lista tríplice será entregue ao governador Eduardo Leite (PSDB).

O Presidente do SIMPE-RS, Jodar Pedroso Prates, destaca que os servidores são dois terços da força de trabalho do MPRS e a importância de serem ouvidos no processo de escolha de Procurador-Geral: “Nós realizamos as eleições paralelas, desde 2008, como uma forma de buscar a democratização dessa escolha. Pela Constituição, não podemos votar oficialmente, mas já existe uma Proposta de Emenda para modificar essa situação tramitando no Congresso Nacional. E esperamos que o governador Eduardo Leite também leve em consideração na sua escolha a nossa lista tríplice, que foi composta em um processo amplo e democrático entre os servidores”.