Com início de “segunda onda”, IPE Saúde lança ferramenta que aponta locais para realizar exame de detecção do coronavírus

Últimas Notícias
Com início de “segunda onda”, IPE Saúde lança ferramenta que aponta locais para realizar exame de detecção do coronavírus
No momento em que as autoridades sanitárias começam a alertar para uma “segunda onda” de covid-19 no país, uma nova ferramenta aponta os locais em que é possível realizar o exame de detecção do novo coronavírus no estado. Os números no Rio Grande do Sul vêm aumentando nas últimas semanas. Nas últimas 24 horas, foram registrados 1284 novos casos no estado, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Além disso, depois de ficar algumas semanas com regiões em bandeira amarela e sem nenhuma em bandeira vermelha, nesta semana, das 20 regiões estão em bandeira vermelha e as demais sinalizadas com bandeira laranja.

A solução foi desenvolvida em parceria entre o IPE Saúde a empresa pública de tecnologia Procergs (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul S.A) e está disponível no site do IPE Saúde e no portal rs.gov.br . A ferramenta apresenta, conforme o município, os estabelecimentos em que o teste de diagnóstico para a covid-19 pode ser realizado com cobertura pelo IPE Saúde.

É importante destacar que o exame para detecção do novo coronavírus será coberto pelo IPE Saúde quando o pedido for feito por um médico credenciado em caso de internação hospitalar, tratamento ambulatorial ou no pronto atendimento. Não há, portanto, cobertura para exames solicitados em consultórios.

O teste coberto pelo instituto é o RT-PCR, que constata a presença de material genético do vírus na amostra do paciente - ou seja, identifica as pessoas que estão com o vírus ativo. As amostras deste tipo de teste são coletadas por meio do swab (um cotonete longo e estéril), que é aplicado na região nasal e faríngea (a região da garganta logo atrás do nariz e da boca). Em casos mais específicos, pode também pode ser feita com a lavagem broncoalveolar, dentro do pulmão. Trata-se do teste que possui maior exatidão, sendo considerado padrão-ouro.

Com informações: Ascom IPE Saúde