Candidatos se comprometem com pautas dos servidores em lançamento de Plataforma Política do Sistema de Justiça

Últimas Notícias
Candidatos se comprometem com pautas dos servidores em lançamento de Plataforma Política do Sistema de Justiça

SIMPE-RS, Sintrajufe/RS e Sindjus/RS realizaram, nesta segunda-feira (05), o lançamento estadual da Plataforma Política das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Sistema de Justiça Brasileiro. Diversos candidatos e candidatas à Assembleia Legislativa do RS e à Câmara dos Deputados estiveram presentes e se comprometeram com as pautas apresentadas pelas categorias.


A Plataforma é um documento que reúne demandas sociais relacionadas à defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. O documento foi produzido pela Fenajufe, pela Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) e pela Federação Nacional dos Trabalhadores dos Ministérios Públicos Estaduais (Fenamp). O objetivo é comprometer candidatos e candidatas com pautas apresentadas pela categoria, mas que tratam não apenas de questões corporativas, como também de necessidades do conjunto da classe trabalhadora no Brasil.


O material está disponível para download e pode ser baixado
AQUI .


O lançamento foi prévia e amplamente divulgado nos meios de comunicação dos três sindicatos locais que organizaram a atividade, Sintrajufe/RS, Simpe/RS e Sindjus/RS, nos mesmos moldes da divulgação feita nacionalmente pelas federações. Compuseram a mesa do lançamento a diretora do Sintrajufe/RS Arlene Barcellos e os representantes das três federações que construíram a Plataforma: Sandra Cristina Dias (Fenajufe), Alberto Ledur (Fenamp) e Emanuel Dall’Bello dos Santos (Fenajud).


Ovelha não é pra mato


A diretora do Sintrajufe/RS Arlene Barcellos conduziu os trabalhos e lembrou, em sua fala de abertura, que a Plataforma já fora apresentada nacionalmente pelas federações em Brasília, em um evento em julho. Mais tarde, Arlene também ressaltou que um ponto fundamental da Plataforma é o respeito ao voto popular, e, nesse sentido, falou da campanha que o Sintrajufe/RS está realizando, com o mote “ovelha não é pra mato”: “Os militares cuidam das fronteiras e quem cuida das eleições são os servidores e servidoras da JE”, disse Arlene, ecoando a chamada da campanha, que está sendo divulgada com outdoors, spots de rádio e publicações nas redes sociais.


Valorização dos serviços públicos


A diretora da Fenajufe Sandra Cristina Dias destacou que as demandas apresentadas no documento são “necessárias para garantir um serviço público de qualidade e o exercício da cidadania”. Ela lembrou que estão contemplados temas como o acesso à Justiça e à moradia, condições de trabalho, entre outros, temas sensíveis em um momento como o que vivemos, com precarização do trabalho e aumento da pobreza: “A Plataforma busca mostrar que estamos juntos nesse pleito pela valorização do serviço público e para melhorar as condições de vida. Mostrar para a sociedade que estamos nessa luta”, completou.


Democracia e direitos


Emanuel Dall’Bello dos Santos, da Fenajud, elogiou a Plataforma como uma “construção histórica da unidade das três federações” e avaliou que o documento “é um grito, é uma forma de ampliarmos o debate político dentro das categorias”. Para ele, não se trata apenas de uma ferramenta de discussão política, “mas também de crítica contra tudo o que a gente não quer mais para o país. E um espaço de cobrança nossa, enquanto cidadãos, cidadãs, servidores públicos”. Emanuel repassou os diversos pontos que estão contidos e desenvolvidos na Plataforma: “Democracia e soberania popular”, “Democratizar o Estado, o Judiciário e o Ministério Público”, “Defesa dos serviços e empresas públicas e valorização da(o)s servidora(e)s”, “Desenvolvimento econômico sustentável com valorização do trabalho”, “Defesa das instituições e leis de proteção trabalhista e sindicais”, e “Direitos humanos e combate às discriminações”.


Democratização do Sistema de Justiça


A seguir, quem falou foi Alberto Ledur, diretor da Fenamp. Como Emanuel, ele saudou a unidade construída nas federações e entre as categorias. Também pontuou a importância da defesa da democratização do Judiciário e do Ministério Público, uma das demandas apresentadas na Plataforma: “Temos a clareza do papel que essas instituições desenvolveram nos últimos anos. O próximo período é momento de se refletir em nível estadual e federal sobre um processo de democratização dessas instituições, abertura para os seus trabalhadores e para a sociedade”, defendeu. O dirigente ainda salientou que é necessário rever o papel dos Conselhos para que passem a incluir processos de participação popular. Para ele, por fim, a Plataforma é importante também para dialogar com as categorias sobre como os parlamentares têm se posicionado em temas relevantes, como nas medidas que representaram retirada de direitos: “É um instrumento para que as categorias politizem sua escolha e façam um voto mais consciente a partir de sua experiência como trabalhadores e para que tenhamos uma composição mais favorável aos trabalhadores do que a que tivemos na última legislatura”, completou.


Candidatos e candidatas se comprometem com as pautas das categorias


Na sequência, o diretor do Sintrajufe/RS Zé Oliveira apresentou os candidatos e candidatas que estavam presentes e/ou que se comprometeram com as demandas da Plataforma. Os candidatos e as candidatas, então, se revezaram ao microfone. Eles e elas ressaltaram a relevância política da Plataforma e garantiram sua incorporação às suas pautas de campanha e ao programa de governo. Também denunciaram os ataques que os serviços públicos vêm sofrendo nos últimos anos, ressaltando a luta dos servidores e servidoras contra a reforma administrativa (PEC 32/2020), que impediu mais esse ataque aos direitos não apenas do funcionalismo, mas também de quem precisa dos serviços públicos.


Veja a seguir os candidatos e candidatas que estavam presentes e/ou que se comprometeram com as demandas da Plataforma:


Candidato a vice-governador:

Pedro Ruas (Psol) (representando também o candidato a governador Edegar Pretto, do PT)


Candidatos e candidatas à Assembleia Legislativa:

Giovanni Ferraz (Psol)

Helenir Schurer (PT)

Jeferson Fernandes (PT)

Leonel Radde (PT)

Luciana Genro (Psol)

Miguel Rossetto (PT)

Neiva Lazzarotto (Psol)

Sofia Cavedon (PT)


Candidatos e candidatas à Câmara dos Deputados:

Elvino Bohn Gass (PT)

Emerson da Costa (Psol)

Fernanda Melchionna (Psol)

Natasha (Psol)

Tamyres Filgueira (Psol)


Editado de: Sintrajufe/RS. Fotos: Leandro Dóro / Sintrajufe/RS