O SIMPE-RS iniciou, nesta semana, uma série de encontros com os candidatos a Procurador-Geral de Justiça no Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). Na segunda-feira (12), o presidente do sindicato, Jodar Pedroso Prates, se reuniu com Alexandre Saltz, que atualmente coordena a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente.
Na ocasião, Prates apresentou ao candidato o cronograma e explicou o funcionamento do processo de eleição paralela, que ocorre entre os servidores do MPRS. Também foram levadas as principais propostas aprovadas pela categoria no processo de consulta realizado pelo SIMPE-RS. O Caderno de Propostas completo foi enviado a todos os candidatos nesta terça-feira (13).
Prates avalia positivamente oencontro: “Serviu como primeiro contato, para conhecermos seus integrantes, a trajetória deles na instituição e o que pensam em termos de gestão do MP. Apresentamos de maneira sucinta nossas principais demandas e agora encaminharemos formalmente por meio do Caderno de Propostas”.
Sobre a chapa
Alexandre Saltz está no MPRS desde 1990, atuando nas Promotorias de Justiça de Santiago, Uruguaiana e da Fazenda Pública de Porto Alegre e do Meio Ambiente de Porto Alegre. Exerceu as funções de Promotor-Assessor, Coordenador de Centro de Apoio do Meio Ambiente, Diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF, Secretário-Geral do Ministério Público, e Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais Substituto.
Também compõem a chapa: Jussara Lahude, candidata a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos; Vera Sapko, candidata a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos; Luciano Vaccaro, candidato a Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais; e João Sidou, candidato a Subprocurador-Geral de Justiça de Gestão Estratégica.
Os compromissos da chapa estão estruturados em três eixos centrais: Reconhecimento, Efetividade e Carreira. O grupo defende que é preciso recuperar o reconhecimento da instituição perante a sociedade, otimizar a aplicação dos recursos humanos, materiais e tecnológicos, e reformular a estrutura da carreira do MPRS, “conciliando o interesse da instituição com o interesse pessoal de seus membros”.
A apresentação completa da chapa está disponível em: http://www.somostodosmp.com.br/