CNMP lança cartilha sobre saúde mental no Ministério Público; Conselho ainda irá realizar pesquisa nacional sobre o tema

Últimas Notícias
CNMP lança cartilha sobre saúde mental no Ministério Público; Conselho ainda irá realizar pesquisa nacional sobre o tema
O Comissão da Saúde do Conselho Nacional do Ministério Público (CES/CNMP) lançou, na quarta-feira (02), a versão digital da cartilha “ Bem viver: saúde mental no Ministério Público ”. A cartilha foi elaborada pela presidente da Comissão, Sandra Krieger, e pelos membros auxiliares da CES, Jairo Bisol e Rafael Meira Luz. A publicação trata de assuntos como pandemia e teletrabalho, ansiedade, depressão, síndrome do esgotamento profissional (Burnout), transtorno do pânico, tratamentos e práticas integrativas complementares.

A FENAMP e a ANSEMP estão participando das discussões sobre saúde mental junto ao CNMP. O lançamento da cartilha faz parte de um projeto mais amplo para a promoção da saúde mental de membros e servidores do Ministério Público. O projeto teve início em setembro, com o levantamento de dados para diagnóstico inicial junto às chefias ministeriais. A publicação da cartilha de sensibilização é a segunda etapa, que será seguida pela realização de uma pesquisa com membros e servidores elaborada por especialistas na área.

A equipe que está desenvolvendo a pesquisa do CNMP é composta por alguns integrantes da pesquisa “ Fatores Psicossociais no Trabalho e Saúde dos Trabalhadores do MPRS ”, promovida pelo SIMPE-RS em 2018. O estudo foi apresentado aos integrantes da Comissão de Saúde pela coordenadora da pesquisa pela UFRGS, Professora Dra. Silvia Generali da Costa. A pesquisa apontou a presença de fatores críticos relacionados à gestão do trabalho, à desmotivação e às relações socioprofissionais, os quais merecem atenção. Além disso, também foram evidenciados índices preocupantes relacionados à violência psicológica e ao assédio moral, bem como a associação entre situações de assédio moral e danos à saúde dos servidores.

No lançamento da publicação, a conselheira Sandra Krieger destacou que a iniciativa é voltada para a saúde mental de membros e servidores do Ministério Público e “tem como propósito desenvolver uma política institucional permanente do CNMP, consolidando muitas ações locais, regionais e de diversos ramos da instituição, vocacionada a ouvir ativamente e apoiar as pessoas que exercem seu múnus público, que, em muitas situações, não se percebem e, por não perceberem, não se cuidam".

O evento de lançamento teve ainda a participação do Procurador-Geral da República e presidente do CNMP, Augusto Aras, que destacou a importância da iniciativa e do debate sobre saúde mental: “o tema é complexo, permeado por singularidades inerentes e deve ser enfrentado com cientificidade, cuidado e seriedade, tendo como destinatário o ser humano, homens e mulheres que, nas diversas frentes do Ministério Público respondem por suas funções institucionais”.

O presidente do SIMPE-RS e diretor de Comunicação Social da ANSEMP, Jodar Pedroso Prates, saúda a iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público: "Cumprimentamos o CNMP por essa iniciativa muito importante. Saúde mental sempre foi uma das nossas preocupações, tanto aqui quanto nacionalmente. Demos a nossa contribuição apresentando à Comissão de Saúde do CNMP a pesquisa realizada pelo SIMPE em 2018 e agora estamos na expectativa do lançamento da pesquisa nacional".

Em novembro, a FENAMP e a ANSEMP também realizaram o lançamento de um ebook dentro da temática da saúde mental. A publicação trata de caracterizações e orientações sobre como identificar, prevenir e combater as práticas de Assédio Moral e Sexual. O objetivo das entidades é apoiar pessoas que passaram ou estão passando por situações de assédio moral e sexual, a fim de que possam reconhecer as situações assediosas, intervir de maneira profissional e construir atitudes combativas e resilientes para evitar o medo, o sofrimento e a angústia do assédio no ambiente de trabalho.

Faça o download da sua cartilha “Bem viver: saúde mental no Ministério Público” em: https://fena.mp/saudementalCNMP

Com informaçõe: Secom CNMP