A Direção do SIMPE-RS se reuniu, na última sexta-feira (30), com o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Heriberto Roos. No encontro, o sindicato apresentou a pauta de reivindicações prioritárias da categoria e ouviu os planos da nova gestão para temas de interesse dos servidores.
Pauta de Reivindicações
O SIMPE-RS reapresentou a pauta de reivindicações da categoria, que havia sido entregue aos candidatos durante a eleição. O documento traz demandas em relação a temas como jornada de trabalho, revisão do plano de carreira, auxílio-saúde, auxílio-alimentação, etc.
O sindicato sugere a formação de grupos de trabalho para tratar da revisão de algumas pautas, como remoções, movimentação na carreira, entre outros. O objetivo é que se estabeleça uma mesa permanente de negociação no Ministério Público do RS.
Confira o Ofício aqui: https://sindicatomp.rs/oficio3623
Saúde e Condições de Trabalho
As diretrizes do Programa de Atenção à Saúde Integral serão divulgadas nos próximos momentos. Ele será gerenviado por um comitê formado pelas representações sindical e associativa dos servidores, SIMPE-RS e Aprojus, pela AMP e por representantes das Subprocuradorias.
A Subadm já está tratando de casos de assédio moral que chegaram ao Gabinete e informou que pretende tratar de forma aprofundada os processos de mediação de conflitos, sobretudo em relação aos PADs e colocações em disposição.
Oficiais
O sindicato abordou a necessidade de preferência para os Oficiais nas remoções para vagas abertas por vacância do mesmo cargo, mantendo as designações. A Administração irá avaliar a demanda e dará encaminhamento à solicitação.
Reorganização dos Processos de Trabalho
O Subadm demonstrou preocupação com a distribuição do volume de trabalho entre servidores e membros. A intenção da pasta é repensar os processos de trabalho para que haja uma melhor distribuição da carga entre servidores e membros.
Cargos e Funções Gratificadas
A Administração também falou sobre a intenção de reorganizar os cargos e funções gratificadas, com a distribuição de vagas para servidores de carreira.
Outra ideia apresentada é a de que os servidores de nível médio que tenham curso superior possam ocupar funções de assessoramento dentro dos Gabinetes.
Os projetos citados pelo subprocurador-geral ainda devem ser apresentados de forma mais aprofundada e discutidos com o SIMPE-RS.
Avaliação
A avaliação do sindicato é de que a primeira conversa com a nova chefia Administrativa foi positiva. Notadamente, com uma mudança de postura na recepção às pautas da categoria em relação à gestão anterior.
A reunião inaugurou um processo de negociação que deve seguir durante toda a gestão em torno dos temas prioritários apresentados.
Na próxima semana, o SIMPE-RS se reúne com o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Saltz, e terá como prioridade a discussão sobre a revisão salarial e a jornada de trabalho.