Luciana Genro pede vista de reajuste para cúpula do Sistema de Justiça e pede envio de projetos de reposição para os servidores

Últimas Notícias
Luciana Genro pede vista de reajuste para cúpula do Sistema de Justiça e pede envio de projetos de reposição para os servidores

A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) pediu vista na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) dos projetos que preveem 18% de reajuste para os membros do MPRS, defensores da DPE/RS e juízes e desembargadores do TJRS. A parlamentar justificou dizendo que espera que durante o período de vista a Assembleia Legislativa receba também os projetos de reajuste para os servidores das três instituições.


“Eu vou pedir vistas aos PLs para que nós possamos, quem sabe ao longo da próxima semana, receber os PLs que vêm dar o reajuste aos servidores dos Poderes e também para que o governo e os Poderes nos deem uma possibilidade de os servidores terem uma mesa de negociação e possam estar, de fato, dialogando para que os fatos que cheguem a esta Casa contemplem as necessidades dos servidores, que não são diferentes das necessidades dos defensores, dos juízes, dos promotores”, sustentou a deputada.


A parlamentar disse que é preciso ter em mãos os projetos de revisão salarial dos servidores para que a Casa possa entender se há espaço fiscal para conceder 18% para a cúpula do Sistema de Justiça.


Genro criticou o fato de não terem sido apresentados projetos de reposição para os servidores e os índices muito inferiores aos 18% que estão sendo ventilados para essa categoria: “Esse reajuste às cúpulas não vem acompanhado do reajuste dos servidores. Os servidores estão ainda na expectativa de qual será a proposta que será apresentada de revisão anual para os seus salários. Temos notícias, inclusive, de que essas propostas virão em níveis muito inferiores aos 18% que estaremos concedendo às cúpulas dos Poderes”.


Com o pedido de vista da deputada Luciana Genro, os pareceres favoráveis aos projetos, concedidos pelo deputado Luiz Fernando Mainardi (PT), não puderam ser apreciados pelo colegiado da CCJ e retornam à pauta somente na próxima semana.


Foto de capa: Celso Bender/ALRS