Provimento autoriza regionalização do plantão de servidores no Interior

Sindicato
Provimento autoriza regionalização do plantão de servidores no Interior

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS) publicou o Provimento n.º 4/2026, que altera as regras do regime de plantão na modalidade de sobreaviso para os servidores do MPRS. A principal novidade é a possibilidade de regionalização do plantão dos servidores, nos mesmos moldes do que já ocorre com o plantão de membros.

A regionalização depende de consenso entre os diretores e membros das unidades envolvidas. Essa medida vai ao encontro de demanda formalmente apresentada pelo SIMPE-RS, que já havia oficiado a Administração do MPRS defendendo a ampliação e a regulamentação do plantão regionalizado para os servidores.

Principais pontos do novo Provimento

O Provimento estabelece, entre outros aspectos:

Plantões regionais já existentes no MPRS

Atualmente, o MPRS conta com 27 plantões regionais, que englobam 74 Promotorias de Justiça em diferentes regiões do estado. Esses plantões já organizam o atendimento regionalizado de membros e agora passam a ter respaldo normativo para estender esse modelo também aos servidores.

Os plantões regionais existentes têm como sedes os municípios de Agudo, Arroio do Meio, Arroio Grande, Bom Jesus, Butiá, Caçapava do Sul, Cacequi, Camaquã, Campina das Missões, Campo Bom, Campo Novo, Canguçu, Casca, Cerro Largo, Charqueadas, Constantina, Dois Irmãos, Espumoso, Estrela, Frederico Westphalen, Getúlio Vargas, Giruá, Nonoai, Palmeira das Missões, Rio Grande, Rosário do Sul e Mostardas.